Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Exerccios sem orientao agrega peritos

Rosa Napole?o - 09 de Abril, 2017

Diferentes ruas e praas de algumas cidades do pas absorvem jovens para exerccios fsicos

Fotografia: Kindala Manuel

Impacto da Prática de Exercícios Físicos sem Orientação\" é o tema do seminário que a Federação Angolana de Ginástica programou para o dia 27 e 28 do corrente na sala de reuniões do Comité Paralímpico Angolano, à Cidadela Desportiva. O encontro de instruções pretende juntar clubes, membros das academias, ginásios, estudantes do curso de Educação Física e pessoas singulares para uma maior promoção do desporto no desenvolvimento económico do país.

A actividade de carácter social reserva outros temas como a Ginástica de manutenção e a sua essência na vida e actividade do indivíduo, a Estrutura física e a sua influência na realização do movimento, a Natação como desporto essencial para a conquista dos índices e noções motoras, Doseamento da carga, Ginástica aeróbica de manutenção e a estrutura de uma academia, a Prática de exercícios físicos como factor de prevenção de doenças cardiovasculares, Perfil do profissional sénior, Infra-estruturas adequadas e ambientes para exercícios em recintos cobertos e ao ar livre, o Ginásio e a Polícia - que relação benéfica pode haver para a sociedade, Licenciamento das actividades dos ginásios no contexto económico e social e Doenças provocadas pela prática de exercícios físicos sem a orientação específica.

Entre os prelectores destacam-se as presenças de Fernanda de Menezes (professora de Educação Física), Artur Barros (vice-presidente do Petro de Luanda), Nádia Cruz (presidente da Associação dos Atletas Olímpicos), Auxílio Jacob (presidente de direcção da Federação Angolana de Ginástica), Agostinho Sungo (director técnico da FAG), Cláudio da Costa (treinador), Paulo Ferrão, Semba Tango (treinador de ginástica do Petro de Luanda) e Jesus dos Santos.  Para maior esclarecimentos da presente actividade, a direcção da Federação confirmou a realização de uma conferência de imprensa ainda esta semana na sua sede social.

A Federação Angolana de Ginástica conta com as ajudas do Ministério da Juventude e Desportos, Ministérios da Saúde e do Comércio, bem como da Polícia Nacional, concretamente, do seu ramo que trata da Actividade Económica.

 Pela segunda vez  a Federação Angolana de Ginástica realiza o estudo. A primeira edição do seminário aconteceu em 2011 no Complexo Residencial do Futungo II com o tema \"Avaliação sobre o estado actual dos ginásios\" e contou com um número considerável de participantes.