Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Exerccios fsicos dominam preparao

Rosa Panzo - 21 de Julho, 2014

Seleco nacional prepara participao nos Jogos da Comunidade de Lngua Portuguesa

Fotografia: Jornal dos Desportos

Sessões de treinos de adaptação, com exercícios físicos e com bola dominam a segunda semana de preparação da Selecção Nacional de voleibol de praia, em ambos os sexos, que treina na Arena Atlântica da Ilha do Cabo, para a nona edição dos Jogos da CPLP, que Luanda acolhe de 23 de Julho a 2 de Agosto. O seleccionador nacional, Mário Makili, disse ontem ao JD que nestas duas primeiras semanas de trabalhos na capital do país as duplas vão efectuar trabalhos de adaptação ao local da competição.

"Não temos pressa de começar com um outro programa de treinos sem que os atletas se adaptem ao tipo de areia que encontramos no palco da competição", sustentou. O técnico referiu que a areia do palco da competição é muito diferente daquela a que estão habituados os atletas no Namíbe.
Para o treinador a questão do clima não o inquieta. "Em Luanda vamos poder trabalhar nos dois períodos sem problema.

No Namíbe tínhamos de esperar até às 12 horas, para poder começar com os treinos, mas ainda assim todos bem agasalhados", sublinhou. No seio da selecção o clima de trabalho é salutar. Mário Makili orienta uma equipa sem problemas de saúde e optimista em alcançar bons resultados nos Jogos.
Para os atletas a mudança de um local para outro, na sequência da preparação, não difere em nada.

O factor mais importante dos comandados de Mário Makili é o respeito aos adversários, segundo Alexandra Xapungo, uma das atletas. "Sabemos que os outros também estão a trabalhar com a finalidade de alcançar o mesmo objectivo, mas vamos jogar com disciplina e respeito acima de tudo para levar vantagens, apesar de estarmos em casa", sublinhou.                       
Rosa Panzo