Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Exército e 1º de Agosto abrem segunda jornada

Ven?ncio Victor|Malanje - 08 de Janeiro, 2017

A partida entre o Juventude de Viana e Ferroviário do Namibe é aguardado com grandes expectativas

Fotografia: ILidio Serdeira

O 1º de Agosto e do Comando do Exército defrontam-se, hoje, às 14h00, no Pavilhão Multiusos Palanca Negra, em Malanje, na abertura da segunda jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins na categoria de juvenis masculino, que decorre até o dia 17 de Janeiro. O jogo entre militares tem o pendor favorável à equipa do Gama.

Para a mesma jornada, o Ferroviário do Namibe testa às 15h00 as competências técnicas do Juventude de Viana, o crónico candidato ao título, no principal jogo da jornada. Uma hora mais tarde, a Baixa de Cassanje defronta a Académica do Lobito. Às 17h00, os namibenses defrontam-se num "derbie" de Moçâmedes. O Atlético recebe o Benfica do Namibe.

A propósito do confronto com Juventude de Viana, o técnico do Ferroviário do Namibe, Zé Quiala, prometeu equilibrar a partida. O treinador da equipa de Moçâmedes assegurou que, depois de tirar ilações no jogo que a adversária fez com a equipa de Baixa de Cassanje, vai montar uma equipa virada à defesa e apostar no contra-ataque. O treinador destacou que o Juventude de Viana tem um rico percurso histórico, motivo para lhe atribuir favoritismo no jogo.

O capitão da equipa de Namibe, Nicolau Adão, atribuiu favoritismo ao seu clube, apesar de reconhecer o respeito pelos adversários. Para si, os jogos são definidos em campo. Justificou que a equipa dispõe de estratégias bem definidas para a competição que garantam vitórias.

Em reacção ao "derbie" da jornada, o treinador do Benfica do Namibe, Mister Celeira, garantiu a primeira vitória da sua equipa na prova nacional. Preparou o conjunto para inverter as investidas dos adversários em sucesso. Destacou que conhece bem o Atlético do Namibe por defrontá-lo várias vezes nas competições internas da cidade de Moçâmedes.

Na jornada inaugural, ontem, os vianenses derrotaram a Baixa de Cassanje de Malanje por expressivos 5-2. Noutros jogos, o Ferroviário do Namibe defrontou o 1º de Agosto, Comando do Exército jogou com Académica de Luanda e Benfica do Namibe enfrentou Académica do Lobito.

Quanto à organização, Zé Quiala enalteceu as condições excelentes e o bom nível apresentado pelo comité local. Considerou "maravilhosa" a atenção que recebe das entidades locais e promete compensar com a melhoria da classificação anterior: sétimo lugar.

O Campeonato Nacional de Juvenil é disputado no pavilhão Palanca Negra, ao bairro Vuanvala, até o dia 17 do corrente, com a participação de nove equipas, mormente, Académica do Lobito, Académica de Luanda, Juventude de Viana, Ferroviário do Namibe, Atlético do Namibe, Benfica do Namibe, Exército, 1º de Agosto e Baixa de Cassanje.


CONSELHO
Vice-governador apela à profissionalização


A situação económica de Angola conjectura a imaginação de fontes de rendimentos e o desporto é um dos segmentos que pode absorver milhares de mãos de obras. Urge a necessidade de implementar a profissionalização dos agentes desportivos para equilibrar a situação financeira de centenas de milhares de angolanos. A apreciação é do vice-governador provincial de Malanje para o Sector Politico e Social, Manuel Campo.

“Muitas famílias obtém rendimento através da prática de desporto”, disse.

Falando no discurso de abertura do Campeonato Nacional masculino de hóquei em patins, na categoria de juvenis, o governante apelou à massificação e à profissionalização do desporto em Angola, à semelhança de outros países.

Manuel Campos considerou que o desporto é um dos principais componentes de entretenimento e de factor de unidade nacional. Por esse facto, é importante apoiar a realização de campeonatos nacionais e continuar a trabalhar para ajudar na profissionalização do desporto nacional.

Reconheceu que o processo é complexo, mas nunca difícil. A construção de mais infra-estruturas desportivas, fomento do desporto escolar, formação de quadros e realização de campeonatos são premissas para se alcançar o desiderato. O vice-governador para o Sector Politico e Social destacou a realização de diferentes eventos desportivos na província para quem demonstra a capacidade organizativa do Governo de Malanje, associado ao compromisso com o desporto nacional.

Manuel Campo referiu ainda que a realização de eventos desportivos contribui também no despertar das crianças e dos adolescentes à prática do desporto, retirando-as dos maus caminhos e atitudes desviantes.

Defendeu a necessidade de os empresários nacionais, em particular, os da província de Malanje, a começarem a ter uma visão em relação ao desporto.

O presidente eleito da Federação Angolana de Patinagem, Hirondino Garcia, sublinhou que a realização dos campeonatos nacionais masculinos de hóquei em patins da categoria de juvenil é um motivo de extrema importância, visto que a franja constitui o futuro representante do país nas competições internacionais.
VENÂNCIO VICTOR | MALANJE