Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Exibio artstica volta a Malanje

Rosa Napoleo - 04 de Novembro, 2019

Ginastas voltam s terras da Palanca Negra Gigante

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

Depois dos sucessos das selecções nacionais nas provas internacionais, a cidade de Malanje volta a acolher a nata dos melhores ginastas do país no final do mês corrente. As terras da Palanca Negra Gigante foi escolhida pela Federação Angolana da modalidade (FAG) para acolher os campeonatos nacionais de juniores e de seniores.
O comité organizador e a Federação Angolana aguardam as confirmações das equipas apuradas nos campeonatos das zonas Norte, centro e Sul para se acautelar e planificar a transportação, hospedagem e alimentação. A competição vai ser disputada nas disciplinas de ginástica rítmica, artística,  aeróbica e tumbling.
À margem dos campeonatos nacionais, a Federação Angolana de Ginástica vai realizar a Assembleia Geral Extraordinária para eleger os órgãos eleitorais visando a renovação de mandatos em 2020. Após a tomada de posse dos membros da comissão eleitoral, vão ser abertas as candidaturas para a substituição de Auzílio Jacob.
O presidente de direcção da FAG permanece no cargo até o final de mandato e justifica que "chegou o momento de deixar a ginástica de consciência tranquila por tudo quanto foi feito ". O destaque recai às conquistas de medalhas nos campeonatos do mundo e africano, além nos diferentes torneios da zona austral do continente.
"Deixo a presidência com muito trabalho realizado. Chegou a hora de me afastar da ginástica", disse Auzílio Jacob ao Jornal dos Desportos.
A ginástica está implantada em quase todas as províncias do país, excepto as do Bengo, Lunda Norte e Zaire, que carecem de infra-estruturas desportivas.