Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Expectativa marca a convocatria da seleco

Silva Cacuti - 30 de Janeiro, 2015

Expectativa marca a convocatria da seleco

Fotografia: Nuno Flash

O seleccionador nacional João Florêncio deve anunciar, nos próximos dias, a convocatória da equipa nacional para ensaiar as estratégias durante o torneio “Angola 40 anos” em que participam as congéneres do Brasil, campeã mundial, e de Portugal.

A central do Petro de Luanda, Delfina Mungongo, a par de Isabel Fernandes e Azenaide Carlos devem entrar para as opções do treinador. João Florêncio começou a preparação, em Novembro do ano passado, com 25 atletas. Naquela altura, Azenaide Carlos e Isabel Fernandes ficaram de fora do grupo por condicionalismos físicos, enquanto a grande performance de Mungongo no campeonato nacional passou despercebida ao treinador.

Com uma ou outra alteração, o treinador pode voltar a optar pelas atletas Ana Barros, Azenaide Carlos, Isabel Fernandes, Joana da Costa, Luísa Kiala, Ivete Simão, Magda Cazanga, Maria Pedro, Marta dos Santos e Teresa de Almeida (todas do Petro de Luanda); Albertina Cassoma, Cristina Branco, Elizabeth Cailo, Lourdes Monteiro, Rossana Kitongo e Wuta Dombaxi, Iracelma da Silva e Natália Bernardo (todas do 1º de Agosto); Ngalula Kankas (ASA), Matilde André e Elga Quimeia (ambas do Progresso Sambizanga).

João Florêncio vai ter um leque maior de opções, uma vez que no referido torneio Angola deve actuar com duas equipas: A e B.

Realçar que Sandra Fernandes, seleccionadora de Portugal, já divulgou o lote de jogadoras para o torneio internacional de Luanda. Portugal perspectiva as qualificativas para o campeonato mundial a realizar-se na Dinamarca, em Dezembro do corrente.

FAAND APRESENTA
TORNEIO 40 anos

A Federação Angolana de Andebol (Faand) anunciou para 10 de Fevereiro, na sede da petrolífera Total, a apresentação do torneio "Angola 40 anos" que vai ser disputado no recinto da Cidadela Desportiva, segundo uma nota chegada à nossa redacção. Na reunião com jornalistas, vão ser abordados assuntos sobre a logística, segurança, arbitragem, saúde e, também, assuntos relacionados com a prontidão da Cidadela Desportiva, recinto que, também vai acolher o Torneio Pré-olímpico. 

O Torneio Pré-Olímpico vai ser disputado, para além de Angola, as selecções da Tunísia, campeã africana, Senegal e Argélia.

Angola estreou-se nos Jogos Olímpicos em Atlanta'1996 e teve presenças contínua até à última edição disputada em Londres'2012. É a primeira vez que o representante africano vai ser encontrado por via de um torneio pré-olímpico.