Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Exrcito falha homenagem a Paulo Bunze

Silva Cacuti - 07 de Fevereiro, 2019

Petro de Luanda o candidato principal conquista do torneio

Fotografia: Aro Martins | Edies Novembro

A desistência da equipa do Exército é a nódoa marcante da II edição do Memorial Paulo Bunze, torneio que tem organização conjunta da Associação Provincial de Andebol de Luanda e do 1º de Agosto, clube que o homenageado representou no país. A prova iniciada na terça-feira disputa-se até ao próximo dia 10 do corrente.
A equipa do Exército averbou a falta de comparência na primeira jornada, em que deveria defrontar o Interclube. Contactado pela nossa reportagem, o treinador principal da equipa, Ventura, garantiu a não disponibilidade do grupo para o evento.
\"Temos todos os atletas a treinar, mas, infelizmente, não temos a autorização para participar dessa prova. Na próxima competição, alusiva ao aniversário da Polícia Nacional, já estamos autorizados\", disse o timoneiro.
Apesar do anúncio da desistência, a equipa \"militar\" participou da reunião técnica e deu garantias de que participaria da competição. Além da derrota por falta de comparência na jornada inaugural, o Exército vai ainda pagar uma multa no valor de 25 mil kwanzas.
A segunda edição do  torneio Memorial joga-se nas classes masculina e feminina. No entanto, o apetecível clássico do andebol angolano, entre as equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, volta a não constar da agenda da competição. O Petro de Luanda, que não tinha inscrito a sua equipa na primeira edição, a inscreveu e, em sentido inverso, o 1º de Agosto não inscreveu.
Ao que tudo indica, cada equipa tem estratégias distintas tendo em atenção a disputa da Supertaça Francisco de Almeida, marcada para 16 do corrente.
O Memorial está a ser disputado em vários campos como o do Catetão, Gama, Isptek e do ASA. Realçar que o 1º de Agosto, co-organizador do evento, inaugurou, há seis meses, um pavilhão com capacidade para 1400 pessoas, que homenageia Paulo Bunze.
Paulo Bunze, falecido em 2001, representou durante vários anos o 1º de Agosto e transferiu-se depois para Portugal, onde entre outros representou o Sport Lisboa e Benfica.