Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAA cria seguro para corredores

03 de Fevereiro, 2020

Organizao confirmou a inscrio de oitocentos e doze fundistas

Os concorrentes da 10ª edição da meia maratona atlética Fuga para a Resistência, que se realiza anualmente a 4 de Fevereiro, na província do Bengo, terão a protecção de uma seguradora.
O asseguramento é fruto de um memorando de entendimento entre a Federação Angolana de Atletismo (FAA) e a Triunfal Seguros, com vista o asseguramento de todas as provas da federação durante três anos, revelou na última sexta-feira, em Caxito, o presidente da FAA, João Bernardo.
Por sua vez, o representante da seguradora, Francisco Fortunato, esclareceu que o seguro abrange todos os participantes da prova (federados e não federados) e serão cobertos casos de alta complexidade, como por exemplo, invalidez de um dos concorrentes durante a prova.
Para esta edição estão já confirmadas a participação de atletas das províncias de Benguela, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Luanda, Lunda Sul, Huambo, Zaire e a anfitriã Bengo, que terá concorrentes dos municípios do Ambriz, Pango Aluquém, Nambuangongo, Dembos e Dande, num total de 812 atletas, segundo o director da prova, Augusto Sawaia.
O responsável disse terem sido criadas novas estratégias para corrigir as falhas das edições anteriores, sobretudo o abastecimento de água (com postos de três em três quilómetros), que tem sido uma das principais reclamações dos participantes.
O percurso da corrida está a ser intervencionado, inclusive o acesso ao estádio municipal do Dande, para facilitar, sobretudo, a passagem dos atletas paralímpicos.
A prova contará com as categorias de infantis, populares, veteranos e federados e a organização vai premiar oito categorias, sendo seis do 1º ao 5º lugar e duas apenas nos primeiros classificados.