Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Faand mantém equipas nas provas nacionais

Silva Cacuti - 09 de Junho, 2016

A Federação Angolana de Andebol apresenta hoje em Luanda os “Nacionais” nas duas classes e Cabinda pode ter um representante

Fotografia: Jornal dos desportos

A presença do Sporting de Cabinda e manutenção das sete equipas que vão disputar o campeonato nacional vai ser um dos dados a serem confirmados hoje, durante a conferência de imprensa de apresentação dos campeonatos nacionais seniores masculino e feminino. As provas disputam-se em Luanda de 14 a 26 do corrente, enquanto a sua apresentação decorre, a partir das 17H00, na Ilha de Luanda.

A desistência da formação cabindense foi confirmada por Buanga Jean Marie, presidente da associação de andebol daquela província, que alegou dificuldades financeiras como estando na sua base, mas à última hora o quadro se alterou, segundo Pedro Godinho, Presidente da Federação Angolana de Andebol (Faand)."Vamos manter o número de equipas que está inscrito, inicialmente Cabinda esteve com dificuldades, mas felizmente está tudo superado", garantiu.

Pedro Godinho disse também que a comissão organizadora do campeonato decidiu realizar o sorteio do campeonato durante a cerimónia de apresentação. O sorteio estava inicialmente previsto marcado para o dia 13. Apenas a reunião técnica ficou aprazada para aquele dia.A prova mantém as presenças de Luanda, Lunda Sul, Cabinda e Benguela que vai participar na prova feminina com dois representantes, o Electro do Lobito e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito. Rui Ferreira, presidente da Associação de Benguela referiu-se à passagem à segunda fase da prova como objectivo traçado pelos seus filiados.

Durante o encontro com jornalistas será ainda feita abordagem ao modelo de disputa dos dois campeonatos e também a arbitragem. Os jornalistas vão receber informações sobre a bilhética, horários e segurança no recinto de prova. A prova tem uma primeira fase que se disputa no sistema toros contra todos a uma "mão".As primeiras quatro classificadas apuram-se para a meia-final, enquanto a quinta e sexta classificada jogam entre si para definir o 5º lugar.Sete equipas estão inscritas no campeonato feminino, designadamente 1º de Agosto (campeão), Petro de Luanda (vice-campeão), Marinha de Guerra, Progresso do Sambizanga, Electro do Lobito, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e ASA. A competição masculina junta o campeão (1º de Agosto), Interclube, Progresso da Lunda Sul, Exército, Marinha de Guerra, Sporting de Cabinda e Petro de Luanda.