Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB aborda hoje AfroLiga

Melo Clemente - 09 de Maio, 2019

A direco da Federao Angolana de Basquetebol (FAB) vai abordar hoje, quinta-feira, a partir das 11h00

Fotografia: Edies Novembro

A prova, uma organização da federação angolana da modalidade, em parceria com a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) e com a supervisão da Fiba-Afrique, contará com a participação de quatro agremiações, que vão lutar pelo título da antiga da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", competição agora designada AfroLiga.
Tratam-se do 1º de Agosto, conjunto mais titulado do continente africano, com oitos troféus arrebatados até aqui, Smouha do Egipto, adversário da equipa militar nas meias-finais da aludida competição, Association Sportive de Salé de Marrocos, actual campeã africano em título, e Jeunesse Sportive Kairouan da Tunísia, respectivamente.
De acordo com o sorteio realizado, a sensivelmente  24 dias, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, definiu que os vencedores das meias-finais da referida competição vão disputar o título da primeira edição da Afroliga, ao passo que o vencidos irão lutar pela medalha de bronze.
A primeira edição da AfroLiga teve a participação dezasseis equipas, subdividas em quatro grupos de quatro agremiações cada.
Transitaram para o "G8", oito formações, tendo-se apurado para a fase final quatro equipas, que vão lutar pelo ceptro africano, a nível de clubes.
Entretanto, das quatro equipas que, de 24 a 26, vão disputar a primeira edição da Afroliga, apenas o 1º de Agosto e Association Sportive de Salé de Marrocos tiveram o privilegio de conquistar a coroa africana, sendo a equipa militar por oito ocasiões e a formação marroquina apenas uma vez.