Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB inscreve clubes e atletas

Melo Clemente - 02 de Março, 2015

Direcção da federação alerta aos clubes e associações para cumprirem com os prazos estabelecidos para a inscrições

Fotografia: M. Machangongo

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) abriu já o período de inscrições para clubes e atletas que este ano vão disputar o apuramento à primeira divisão do Campeonato Nacional da modalidade, agora designado BIC Basket, referente à época desportiva 2015-2016. O período de inscrições começou no dia 1 do mês em curso e encerra a 31 de Maio, data em que termina o BIC Basket.

O Campeonato da Segunda Divisão vai decorrer de 1 a 11 de Julho do ano em curso, em local a indicar pela direcção da FAB, após receber as propostas das associações provinciais que mostrarem interesse em albergar a  competição. As inscrições para os escalões de sub-14, sub-16 e sub-18 referentes à época desportiva 2015, em ambas as classes, começaram a 15 de Fevereiro último e terminam a 31 de Agosto.

Para a inscrição de atletas são necessários os seguintes documentos: Bilhete de identidade acompanhado de fotocópia, cópia do assento de nascimento, cédula pessoal acompanhada de fotocópia, passaporte acompanhado de fotocópia para os jogadores estrangeiros, atestado médico comprovativo de aptidão para a prática desportiva, documento comprovativo da situação militar regularizada para os atletas abrangidos pela lei e quatro fotografias tipo passe.

Em caso de atletas menores de 18 anos, o pedido de inscrição deve  ser assinado pelo encarregado de educação. Cada clube pode inscrever dois atletas estrangeiros. O segundo período de inscrições para atletas que militam no Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BIC Basket, encerrou a 28 de Fevereiro último.

A fase de grupos do BIC Basket começa a 20 de Março, ao passo que a área técnica da Federação Angolana de Basquetebol vai divulgar o calendário da segunda fase uma semana antes do início da competição, ou seja, no dia 14. A formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, com 35 pontos, fruto de 17 vitórias e apenas uma derrota, foi a grande vencedora da fase regular do BIC Basket, seguida do Atlético Petróleos de Luanda, com 33 pontos.

Nas posições imediatas ficaram o Grupo Desportivo Interclube e o Atlético Sport Aviação (ASA), com 29 e 27 pontos. O Recreativo do Libolo, com menos três partidas, ocupa o quinto posto da tabela classificativa da prova, com 25 pontos. Caso vença as três partidas em atraso pode ocupar o terceiro lugar, com 31 pontos.

NBA
Russell Westbrook
operado ao rosto

O base dos Oklahoma City Thunder Russell Westbrook foi operado no sábado "com êxito" a uma fractura no rosto, informou a equipa da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA). Na mesma nota, os Thunder dizem ainda desconhecer quando Westbrook poderá regressar à competição e que o base é avaliado na próxima semana para um prognóstico mais detalhado.

Westbrook lesionou-se quando faltavam apenas 2,5 segundos para a conclusão do jogo entre os Thunder e os Portland Trail Blazers, depois de um choque acidental com o companheiro de equipa Andre Roberson.

O base sofreu este choque depois de conseguir pela terceira vez consecutiva um triplo-duplo, com 40 pontos, 13 ressaltos e 11 assistências, registo que não evitou, porém, a derrota com os Blazers por 115-112. No mês de Fevereiro, Westbrook disputou cinco jogos pelos Thunder e em todos registou, pelo menos, 30 pontos e dez assistências.