Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fadiga de atletas preocupa seleccionadora

Silva Cacuti - 06 de Julho, 2014

Selecção continua a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos para os Jogos da CPLP

Fotografia: José Cola

Segundo Munha, a origem do défice pode estar relacionado com os trabalhos efectuados pelas atletas nos respectivos clubes e é, por isso, um aspecto a ter em conta nos próximos dias de trabalho.

"Estamos a trabalhar nos aspectos defensivos porque ganham-se jogos defendendo bem. Também velamos pelo aspecto físico porque infelizmente encontrei as atletas com fadiga e muito mal do ponto de vista da condição física. Então temos feito o nosso trabalho visando os aspectos físicos, técnicos e defensivos, sem discursar as questões ofensivas", disse.

A treinadora tem menos de 20 dias para aprontar o grupo. Apesar de pouco tempo de trabalho pela frente a selecção tem objectivos definidos, que passam pela defesa do prestígio da modalidade.

A partir de segunda-feira Munha, que conta com a colaboração de Gerónimo Neto "Jojó", antigo seleccionador nacional de seniores femininos, vai ministrar sessões bidiárias com treinos de manhã e jogos no período da tarde.

A treinadora trabalha com o seguinte grupo de atletas: Eliane Paulo, Helena Paulo, Leopoldina Cristóvão, Otília Alves, Patrícia Neto e Zolina Santos (1.º de Agosto); Alexandra Shunu, Advânia Cassange, Florência Nascimento, Josiney Muadanawa (ASA); Marieth Bento (Cppl), Edna Pinto, Shequina Paulo, Eliane Sibo,  (GD Maculusso); Yolanda Bernardo (Nacional de Benguela), Audila Carlos, Emingrada Ferreira, Vera Kiala (Petro de Luanda) e Jessénia Pinto (Yona do Namibe).

A Selecção Nacional de andebol vai abrir os IX Jogos da CPLP defrontando a similar de Moçambique.        


Torneio regional
começa amanhã


O torneio regional quadrangular de andebol em juniores masculinos, em alusão ao 36.º aniversário da Lunda Norte, está previsto para 7 e 8 do mês em curso, no município de Cambulo, a 90 quilómetros do Dundo, no nordeste da província, soube a Angop da Direcção Provincial da Juventude e Desportos.

A prova, segunda do género na região, depois da de 2005, por ocasião do 19 de Agosto, dia da fundação do clube local Atlético Mineiro do Nzagi, conta com a participação das equipas da Lunda Norte, Moxico, Malanje e Lunda Sul.

As comemorações incluem uma corrida pedestre, uma corrida motorizada, além de um torneio de futebol de salão.