Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FADM apresenta novo regulamento

06 de Março, 2017

Direcção empenhada em criar condições para dotar de lisura nas competições

Fotografia: Paulo Mulaza

A obrigatoriedade de homologação para as motorizadas que competem na edição 2017 do Grande Prémio Angola EVO 600, cujo arranque está marcado para os dias 25 e 26 deste mês, na província do Namíbe, representa o principal traço do novo regulamento da Federação Angolana de Desportos Motorizados.

Há cerca de 18 dias para o arranque do Campeonato Nacional de Velocidades, cuja abertura se enquadra no âmbito das festividades da cidade do deserto do Namíbe, denominadas \" Festas do Mar\", a direcção da FADM está empenhada na criação de condições para dotar de maior lisura nas distintas competições sob sua égide.

Sob liderança do presidente de direcção, Ramiro Barreira, o grupo técnico começou a trabalhar no esboço do novo regulamento, a partir de Janeiro,  concluiu e apresentou às equipas nacionais e pilotos individuais, na quarta-feira da semana transacta, para a  estrita observação e consequente aprovação.

As equipas da capital estão empenhadas na obtenção de licenças desportivas, e na preparação de meios técnicos e logísticos, ao mesmo tempo que os pilotos aprimoram a condição física, de modos a obter um triunfo na jornada inaugural, e projectar com maior determinação toda época desportiva.

\"As motos admitidas na classe AGP EVO 600 do Campeonato Angolano de velocidades 2017, necessitam de homologação da Federação Angolana de Desportos Motorizados, pelo que os respectivos importadores ou agentes são obrigados a requerer a aludida homologação desportiva e administrativa\", lê-se no regulamento.

O regulamento avança ainda, que \" o perfil das motos EVO 600, conforme é visto de frente, retaguarda e lateral deve respeitar a forma do modelo homologado, fica excluído o aspecto do sistema de escape. Os números têm de ser de fácil leitura, é obrigatório que as cores do seu contorno e fundo sejam perfeitamente contrastantes com a cor do número, e das demais cores envolventes\".

O uso do combustível e pneumáticos são de uso livre, mas cada motor só deve ser utilizado durante uma época, pelo que deve ser selado no início da temporada. Quanto aos líquidos de refrigeração, estão utilizados óleo de lubrificação devidamente analisados, soluções aquosas de etileno glicol e inibidores, água ou mistura de água com etileno glicol.

O incumprimento destas medidas, pode resultar na aplicação de várias sanções disciplinares, desde a perda de pontos, desclassificação, entre outras medidas definidas pelo conselho disciplinar, com base nos estatutos da Federação Angolana de Desportos Motorizados, de acordo com o expresso no regulamento.

O secretário-geral da FADM, Isaak Rodrigues \"Záza\" é um homem atarefado na projecção do arranque das distintas categorias do Campeonato Angolano de Velocidades, pelo que tem em agenda vários encontros com equipas e membros das Associações.