Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAFUSA projecta prova internacional

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 17 de Dezembro, 2014

Direcção da FAFUSA empenhada em dar mais jogos internacionais à Selecção Nacional na próxima época

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA) pretende organizar no próximo ano, nos meses de Abril ou Novembro, em Luanda, um torneio internacional da modalidade com a participação das selecções de Moçambique, África do Sul e São Tomé e Príncipe, soube-se do vice-presidente Eliseu Major de Almeida.O vice-presidente para o Super Seniores e Massificação da FAFUSA informou, que um primeiro contacto já foi realizado com a direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF).

 “Temos a FAFUSA com a responsabilidade de trabalhar o futsal a nível interno e a FAF por via da FIFA, são os nossos interlocutores. E foi isso, que esteve sempre assente e continuamos a manter esse elo”, disse. Eliseu Major referiu que apesar da FAFUSA ter manifestado já o interesse em organizar o torneio junto da direcção da FAF, internamente o elenco presidido por Noé Alexandre  está já a trabalhar. Esclareceu que existe também um compromisso com um  empresário ligado ao desporto, que garantiu tudo fazer para ajudar na materialização do projecto.

O responsável federativo referiu igualmente, que o órgão que superintende o futsal no país, com o “arranque” da próxima época, a FAFUSA vai arregimentar outros apoios, principalmente junto daquelas pessoas que sempre estiveram ligadas à causa do futsal, antigos praticantes e não só, para ver “se organizaámos essa prova internacional”.“Em 2015, se Deus permitir, queremos trazer para  Angola uma taça internacional. Por isso, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para realizar um torneio internacional com equipas de Moçambique, África do Sul e provavelmente São Tomé e Príncipe. Tudo indica que 2015, vai ser um bom ano para a nossa modalidade”, sublinhou.

O vice-presidente para área de Super Seniores e Massificação FAFUSA prometeu continuar a trabalhar e sempre atentos às provas internacionais, já que também vão ser tornados público em 2015 as equipas técnicas nacionais para ambos as classes - masculino e feminino. ”Vamos ter de dar trabalho aos novos treinadores das selecções nacionais em ambos os sexos”, realçou.Eliseu Major falou igualmente do relacionamento institucional entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e Federação Angolana dFutebol de Salão (FAFUSA), muito badalado no últimos tempos. Segundo ele, este ponto foi igualmente debatido na reunião que os membros da Federação tiveram na reunião com a Associação da Huíla clubes. “Explicamos também aos nossos filiados o relacionamento existente entre a FAF e FAFUSA, que é muito badalado, mas por certo continuámos a ter um relacionamento profícuo e temos estado a trabalhar e que há bons horizontes para 2015”, sustentou.

ÉPOCA 2015
Taça Amizade
reforça calendário


A abertura oficial da época desportiva de 2015, de futebol de salão, vai ser no dia 8 de Janeiro, soube o Jornal dos Desportos, no Lubango, do vice-presidente para área de Super Seniores e Massificação da Federação angolana da modalidade, Eliseu Major de Almeida.O responsável federativo avançou que a época desportiva abre com a realização das inscrições pelos clubes e equipas que movimentam o futebol de salão.

Sem grandes alterações no calendário de competições para 2015, Eliseu Major apontou a inclusão da Taça Amizade, evento a decorrer na província de Benguela, como a principal novidade para nova época do futsal.Avançou que a época, como tal, é aberta com a realização da Supertaça “Joaquim da Graça”, disputada pelo vencedor da Taça de Angola e o campeão nacional. Para o próximo ano, no mês de Maço, a competição vai ser disputada pelo Grupo Desportivo da ENE de Luanda (campeão nacional) e Angola Telecom de Benguela (vencedor da Taça de Angola).

“A Federação Angolana de Futebol de Salão gostava muito, que em 2015, a época desportiva e porque estamos em fase de concertação com a organização da Taça Amizade em Super Sénior, que a prova se enquadre  no calendário da próxima época.Chegámos a acordo que oficialmente a nossa época vai abrir a nível dos super seniores, que vai ser uma inovação com essa prova (Taça de Amizade)”, avançou.

De acordo com Eliseu Major, a realização da Taça Amizade em Super Sénior vai marcar a abertura da época, uma vez que a Federação pretender convidar os dirigentes das diferentes Associações, antigos praticantes e os novos para fazer uma verdadeira festa de futsal.Acrescentou que depois da Taça Amizade vão ser disputados os campeonatos provinciais a nível de clubes, as fases provinciais da Taça de Angola e posteriormente a fase regional e a fase final da Taça de Angola. O mês de Março do próximo ano, segundo Eliseu Major, está reservado igualmente para a realização da Assembleia Geral Ordinária da FAFUSA para analisar e balancear os relatórios e exercício de 2013/2014.

BALANÇO
Federação e clubes avaliaram programa


A avaliação do grau de execução das actividades programadas para  época desportiva de 2014, que encerrou em Novembro último, constituiu um dos objectivos do encontro realizado no fim-de-semana, no Lubango, entre os membros da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), clubes e dirigentes huílanos da modalidade. O vice-presidente para área de Super Seniores e Massificação da FAFUSA informou que a finalidade da sua deslocação ao Lubango, enquadrou-se numa estratégia que a direcção da federação decidiu adoptar, ou seja, avaliar o grau de execução das actividades programadas para cada época.

A deslocação dos membros da FAFUSA ao Lubango, segundo Eliseu Major, serviu também de pretexto para agradecer às Associações províncias e aos clubes o esforço que fizeram durante a época desportiva de 2014, não obstante terem enfrentado um conjunto de dificuldades.Reconheceu que os filiados, apesar das inúmeras dificuldades, estão sempre presentes e atentos aos nossos apelos, bem como fiéis naquilo que são os propósitos do órgão reitor da modalidade no país.

“Esses são os agradecimentos que começamos na província da Huíla e depois no Namibe. Acto contínuo, faremos à próxima semana em Benguela e se o tempo permitir fazer noutras províncias”, afirmou.O dirigente federativo, que esteve acompanhado pelo secretário-geral João Andrade Dinis, referiu que no encontro mantido sábado, na sala de conferência do Pavilhão Multiuso de Nossa Senhora do Monte, traçaram com os filiados, um conjunto de actividades a estabelecer na próxima época desportiva.

Eliseu Major sublinhou que a intenção da Federação, com os encontros que está a manter com os seus filiados, é fazer no próximo ano, uma época consensual. Explicou que as provas a serem enquadradas, devem  ter a aceitação dos clubes e das Associações. Durante o encontro em que participaram dirigentes dos clubes, equipas e membros da Associação da Huíla, foram abordados dez pontos, com destaque para a preparação da época desportiva de 2015, recolha de contribuições para introdução de novas provas no calendário de competições.