Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAG impulsiona prática da modalidade

07 de Setembro, 2015

Os participantes foram submetidos, no início, a exames médicos para determinar a tensão arterial

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Ginástica (FAG) realizou no sábado, na cidade do Huambo, uma sessão de ginástica aeróbica, denominada “próximo mais próximo”, inserida no programa nacional de inclusão social através da prática de exercícios físicos. Antes do evento, o vice- governador da província para os serviços técnicos e infra-estruturas, Calunga Francisco Quissanga, realçou que a iniciativa impulsiona a prática da modalidade.

Referiu que a prática de exercícios físicos constitui um papel indispensável para o desenvolvimento psico-motor e social dos cidadãos, na busca de uma melhor condição de saúde. Felicitou a Federação Angolana de Ginástica pela iniciativa, sugeriu que actividades do género sejam contínuas e se estendam por outras províncias do país, tendo em conta a sua importância no combate às doenças provocadas pelo sedentarismo e a baixa frequência cardíaca.

Por sua vez, o presidente da FAG, Auxílio Jacob, explicou que a iniciativa visa proporcionar aos cidadãos a possibilidade de identificarem as inúmeras vantagens da prática do exercício físico. Lembrou que a prática de exercícios físicos permite que às pessoas tenham a oportunidade de se livrarem do sedentarismo, o excesso de peso, assim como o stress pós-laboral e manter o corpo saudável.

Auxílio Jacob mostrou-se satisfeito com a adesão massiva de cidadãos nos exercícios físicos, facto que na sua opinião, demonstra que a província é terra de amantes e praticantes do desporto. A Federação Angolana de Ginástica, segundo o seu presidente, pretende com o projecto que já vai na sua nona edição, contribuir para a melhoria da saúde pública e educar as pessoas para os benefícios do exercício físico na saúde física e mental. Os participantes foram submetidos, no início, a exames médicos para determinar a tensão arterial e o nível de glicose no sangue.