Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Faia inaugura escola de formação

Rosa Napole?o - 29 de Abril, 2017

Antónia de Fátima encerrou carreira nos Jogos Olímpicos do Rio'2016

Fotografia: Jornal dos Desportos

A ex-judoca angolana Antónia de Fátima \"Faia\" inaugura hoje, às 10h00, uma sala de judo (Dojó) no interior da Escola Ngola Kanini, com a finalidade de instruir os novos valores que vão representar o país nas provas internacionais. O projecto da melhor judoca de todos os tempos em Angola teve início no princípio do ano corrente.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Antónia de Fátima referiu que o seu objectivo é ajudar os atletas nacionais de escalão sénior sobre as técnicas mais utilizadas nos eventos internacionais.

\"Esta é a melhor forma que encontrei para ajudar os judocas angolanos. Consegui atingir patamares que permitem transferir conhecimentos.

 Numa primeira fase, queremos trabalhar para conseguir atletas que possam qualificar o país para os Jogos Olímpicos do Japão em 2020. É importante que se estimule os atletas, porque aconteceu comigo. Felizmente, tive pessoas que apostaram na minha formação. Agora, desejo retribuir com a passagem da minha experiência para outros atletas. Precisamos formar outras Faias, que venham fazer muito mais do que aquilo que fiz\", disse.

O projecto engloba as modalidades olímpicas como judo, taekwondo e boxe. O jiu-jitsu trabalha igualmente com o grupo, mas apenas para treinos normais e manter ocupado o espaço. É uma modalidade que aguarda a inserção entre os desportos olímpicos.

Antónia de Fátima revelou também que o projecto já conseguiu enviar quatro atletas em estágios através de bolsas na Hungria. Os judocas cumprem a formação por quatro anos.  Entre os eleitos destaca-se Neide Diassonama, detentora da medalha de prata no Africano de Madagáscar.