Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Faia prepara combate de MMA

ROSA NAPOLEO - 11 de Outubro, 2018

A atleta revelou que j conhece a adversria a defrontar na frica do Sul

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os aspectos físicos, técnicos e tácticos atarefam esta semana os treinos da ex-judoca angolana, Antónia de Fátima Moreira \"Faia\", que compete no Campeonato Internacional de MMA (artes marciais mistas) que vai ter lugar a 21 do corrente, na África do Sul. Os treinos decorrem de segunda à sexta-feira no Ginásio da Escola Ngola Kanini em Luanda.
À conversa com o Jornal dos Desportos, Faia disse que dobrou o tempo de treinos para obter uma melhor condição física.
\"Estou a trabalhar mais horas do que é o normal. O meu maior objectivo é conseguir uma vitória e somar pontos que me permitam entrar na fase de profissionais da MMA. A minha meta\", disse.
A atleta revelou que já conhece a adversária a defrontar na África do Sul, o que facilita na hora do combate.
\"Estou confiante. Tenciono repetir a proeza. Vou lutar com a sul-africana Christine Wolmarrans, a judoca que derrotei em Julho, na minha estreia, na prova de amadores\", prometeu.
Depois de despachar a sul-africana, a angolana tem combates no mês de Novembro em França e na Inglaterra.
Para além do MMA e do judo, Antónia de Fátima praticou karaté e kickboxing durante cinco anos. Durante os 28 anos de carreira no judo, a actual instrutora e treinadora de judo arrecadou vários títulos. Foi vice -campeã do mundo em 2011 na Roménia; campeã africana de 2004 e medalha de ouro nos Jogos Africanos de 2015. Esteve, igualmente, nos Jogos Olímpicos de Atenas\'2004, Beijing\'2008, Londres\'2012 e Rio\'2016.
O MMA é uma junção de artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé, quanto técnicas de luta no chão. Os combates integram uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, tais como: golpes com punhos, pés, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilização.