Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Falco destaca importncia dos Jogos Escolares

Jlio Gaiano, em Benguela - 17 de Agosto, 2019

Bi, Cuanza-Sul (Centro-Sul) e Cuanza-Norte (Centro-Norte), competem nas modalidades de futebol, futebol de salo, andebol, basquetebol, atletismo, ginstica e voleibol.

Fotografia: Dombele Bernardo| Edies Novembro

O governador provincial de Benguela, Rui Falcão Pinto de Andrade, destacou na abertura dos II Jogos Escolares da Região Centro do país, que decorre naquela cidade, a importância da prática do desporto escolar como incentivo para a juventude estudantil, a julgar pelo facto de ser a base para a formação de futuros atletas de alto rendimento para o país. 
Num discurso carregado de incentivos à juventude pela prática do desporto, Rui Falcão, apelou a todos os participantes que pautassem pela disciplina, lealdade e fair-play durante as provas. Visivelmente, empolgado, o governante chamou atenção ao papel dos árbitros e juízes na competição, considerando que são peças determinante para o sucesso da prova.
“As regras devem ser respeitadas de forma que tornemos esses jogos escolares numa verdadeira festa desportiva. Somos pela justiça e façamos votos que os árbitros e juízes realizem o seu trabalho de forma responsável e imparcial. Pretendemos realizar um evento coroado de êxito e que fique registado nos anais da história dos Jogos Escolares, para tal, o vosso papel (apontava aos árbitros e juízes) é fundamental. Por isso que vença o melhor e que este seja o desporto escolar”, sustentou.
Rui Falcão reforçou a ideia de que o desporto escolar, para além de brotar jogadores para alta competição, também forma pessoas para o dirigismo desportivos. “Façamos votos que nos próximos quatro anos, possamos dizer, com orgulho, que muito desses atletas ou dirigentes que ali estão, passaram por estes jogos escolares (…) ”, atirou.
Cerca de 600 participantes, entre estudantes do II Ciclo (535) e membros das equipas de apoios (65), designadamente dirigentes e técnicos, em representação das províncias de Benguela, Huambo, Bié, Cuanza-Sul (Centro-Sul) e Cuanza-Norte (Centro-Norte), competem nas modalidades de futebol, futebol de salão, andebol, basquetebol, atletismo, ginástica e voleibol.