Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Falta de apoios entristece Z Cazenga

Hlder Jeremias - 10 de Março, 2013

O campeo provincial de motocross de Luanda, na categoria dos 250cc, Zeferino Fernandes Z Cazenga

Fotografia: Santos Pedro

O campeão provincial de motocross de Luanda, na categoria dos 250cc, Zeferino Fernandes “Zé Cazenga”, mostrou-se entristecido por não contar com o apoio das instituições nacionais e empresariais no lançamento internacional da sua carreira desportiva. O jovem piloto angolano encontra-se na África do Sul desde quinta-feira, para efectuar testes de pré-época para o campeonato local. Em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos antes do embarque, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Zeferino Fernandes disse que procurou encontrar alguns patrocínios para o efeito junto da Associação Provincial de Motocross de Luanda e outras instituições, mas foi mal sucedido.

“As pessoas não levaram a sério o meu projecto de internacionalizar a minha carreira. É duro, mas não tive apoio de ninguém, o que me deixa triste, mas não pretendo baixar a cabeça perante as dificuldades. Vou fazer o meu melhor para que este desejo se torne realidade, de modo a que possa representar o país em competições com maior expressão”, disse. Considerado um dos pilotos com maior traquejo que Angola já conheceu, Zé Cazenga disse que se sentia disposto a enfrentar desafios de maior dimensão e apontou as competições na África do Sul como ideais para elevar as suas potencialidades e enveredar por uma carreira internacional.

Apesar da falta de recursos suficientes, Zé Cazenga pretende racionalizar as economias que amealhou de algum tempo a esta parte, para suportar os custos inerentes à estadia e os equipamentos que deve usar durante os treinos a que vai ser submetido. Um dos objectivos de Zé Cazenga é participar da Taça das Nações Mundiais, que a Alemanha vai acolher em Setembro deste ano. A situação é algo que se torna mais fácil, caso esteja inserido no campeonato sul-africano.