Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Falta de divisas condiciona sada de judocas

Rosa Napoleo - 03 de Março, 2018

Os atletas j perderam a oportunidade de estar no Grand Slam de Paris, no Grand Prix de Marrocos e no Gran Slam do Dusseldorf na Alemanha.

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

As dificuldades na obtenção de divisas estão a preocupar os judocas que tencionam competir nas provas internacionais de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o judoca Hélio Zembula da categoria dos -66 kg disse, que encontra dificuldades na obtenção de divisas para as competições.  \"Nós temos os nossos patrocinadores, mas não podemos exigir que nos dêem dólares.\" 
Este processo está a ser muito difícil, porque nem sempre os bancos nos facilitam nisso. Por este motivo, estamos a  perder muitas provas que seriam de grande valia para acumulação de pontos\".  O apelo do atleta, ao serviço do Kabuscorp, visa facilitar os atletas na compra de divisas, para conseguirem as qualificações.
\"Se o país deseja ver as modalidades individuais nos Jogos Olímpicos, é preciso arranjar um mecanismo que facilite a aquisição de divisas. Nós já não temos direito a dinheiro para participar nessas provas do calendário internacional, a solução é conseguirmos patrocínios particulares. Desse jeito, será difícil termos atletas nacionais nas grandes competições\".
Hélio Zembula trabalha para competir no Campeonato Universitário da Zona VI agendado para 10 de Março, na cidade do Cabo, na África do Sul, parte já nesta segunda-feira. O judoca vai defender o título alcançado em 2016 na Suazilândia. Para além de somar pontos para a qualificação ao Jogos Olímpicos, a prova serve igualmente de treino para o Campeonato Africano da modalidade a decorrer em Abril, na Tunísia.
De recordar que para além do Hélio, trabalham para as provas de qualificação os judocas, Nayr Garcia, Casimiro Bento e Mulaza Panzo. Os atletas já perderam a oportunidade de estar no Grand Slam de Paris, no Grand Prix de Marrocos e no Gran Slam do Dusseldorf na Alemanha.