Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Falta de policiamento preocupa

Helder Jeremias - 30 de Junho, 2018

Na moto-4 (450cc), Edson Sebastio, do Team Cazenga, lidera com 134 pontos, seguido por Edson Miranda, do Team Orbel, com 112.

Fotografia: AFP

A ausência de número suficiente de efectivos da Polícia Nacional, na quarta jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda, realizada sábado transacto no circuito Jorge Varela, representa motivo de insatisfação da direcção da Associação Provincial (APML). A \"meia dúzia\" de agentes \"não teria a capacidade de acautelar qualquer eventualidade de âmbito organizativo\".
\"O motocross é uma das modalidades que mais público junta nas suas provas. A presença das pessoas impõe-nos na condição de responsáveis pela segurança. Os aspectos comportamentais, resultantes das emoções, podem desencadear incidentes. Infelizmente, deparamo-nos com a quase inexistência de efectivos da Polícia Nacional nas duas últimas jornadas\", disse Carlos Soweto, presidente da Associação de Luanda.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Soweto assegurou cumprir todos os procedimentos de acordo com as normas emanadas nos estatutos desportivos, para os eventos em massa.
\"Endereçámos, com antecedência, cartas à Polícia Nacional, Serviços de Bombeiros e de Emergências Médicas. A corporação policial fez-se presente no local com meia dúzia de agentes\", disse.
Carlos Soweto prometeu manter contacto com o Ministério do Interior e outras instituições nos próximos dias, para se apurar as razões que estão por detrás do \"descaso\". Perante o número reduzido de efectivos da Polícia Nacional, a organização \"orou a Deus\".
\"Ficámos muito apreensivos, pois não seria fácil repor a ordem em caso de qualquer eventualidade. Vamos levar a preocupação às instâncias superiores\", revelou.

DESEMPENHO DAS EQUIPAS
O desempenho das equipas e de pilotos individuais na quarta jornada, encantaram Carlos Soweto. A três jornadas do final da competição, o presidente da APML diz que os concorrentes devem pautar sempre pelo fair play, para que o \"balanço da competição não seja manchado, por pequenos gestos menos abonatórios\".
A direcção de Carlos Soweto já envida esforços para a realização da quinta jornada, no dia 14 de Julho, no circuito da Centralidade de Kilamba. O evento inserido nas festividades daquela urbanização, vai ser disputado nas classes 250cc, 150cc e 450cc.
Ruhan Gous, do Team Dinamith, lidera a competição da classe 250cc com 154 pontos. Fernando Baptista, do Team Transchipeta, é o segundo com 118 e Zé Cazenga, do Team Orbel, com 104.
Na classe 150cc, Orlando Ribeiro, do Team Dinamith, lidera com 134 pontos, secundado por Cacau Talaia, do Moto Service, com 117, e do colega de equipa Humba Carlos, com 111.
Na moto-4 (450cc), Edson Sebastião, do Team Cazenga, lidera com 134 pontos, seguido por Edson Miranda, do Team Orbel, com 112.
HJ