Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Falta de verbas preocupa federação

12 de Abril, 2013

Falta de verbas preocupa federação

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Federação, Carlos Mupei, disse ao Jornal dos Desportos que se a situação não for resolvida a tempo, Angola pode falhar a participação no Mundial.
“Estamos a trabalhar no sentido de conseguir dinheiro para a estada e a compra de bilhetes de passagem da selecção nacional. Queremos evitar a desistência do país num evento que está a exigir dos atletas uma preparação bastante cuidadosa”, disse.

Carlos Mupei alertou que “os atletas podem ficar desanimados” caso não consigam viajar e a repercussão da desistência pode afectar o futuro da modalidade no país. Face ao silêncio das entidades competentes do desporto, Carlos Mupei assegurou que estão a providenciar contactos para conseguir patrocinadores, pois a dotação que recebem do Ministério da Juventude e Desportos “não é suficiente para arcar com as necessidades do momento”.

Neste momento, os 45 pré-seleccionados efectuam treinos nas suas cidades de residência. Nove trabalham no Huambo, 13 na Huíla, 12 em Luanda, oito em Benguela, dois no Cunene e um no Kuando-Kubango.

Cinco atletas do escalão masculino nas categorias de -54kg, -58kg, - 62kg, -73kg e +84kg, e três femininos, nos -58kg, -63kg e -73kg, são o limite que a Federação pretende levar ao campeonato do mundo. O dirigente disse que os atletas convocados trabalham nas suas províncias porque há falta de dinheiro para arrendar um ginásio em Luanda.

“Queríamos trabalhar com todos num único lugar, mas não foi possível, porque os recintos que possuímos são pequenos e sem grandes condições de albergar os 45 seleccionados”, justificou.