Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAN considera positiva organização do Nacional

Rosa Panzo - 10 de Fevereiro, 2014

O 1º de Agosto dominou a prova até à disputa da terceira jornada em três categorias ficou na segunda posição da classificação final, ao recuperar a categoria de infantis perdida na época passada para o CNIL

Fotografia: Jornal dos Desportos

A vice-presidente da Federação Angolana de Natação, Ana Lima, considerou muito positivo a organização do Campeonato Nacional por idades em piscina de 25 metros, que encerrou sábado último, no Clube Náutico da Ilha de Luanda.

A dirigente reconheceu no final que foi uma edição muito bem disputada. «Tivemos em presença de uma prova com aspectos positivos no âmbito organizativo e em termos de prestação dos atletas, porque foi uma prova que contou com a participação de 170 atletas de níveis competitivos altos», referiu.

Nesta edição o Clube Náutico da Ilha de Luanda sagrou-se campeão nacional ao quebrar o jejum de cinco anos com a recuperação do título nas categorias de iniciados, com um total de 840 pontos. Em Juniores o CNIL subiu ao pódio com 1335, ao passo que em seniores liderou o quadro com 1046 pontos.

O 1º de Agosto dominou a prova até à disputa da terceira jornada em três categorias ficou na segunda posição da classificação final, ao recuperar a categoria de infantis perdida na época passada para o CNIL, com um total de 1263 pontos. vários

VÁRIOS RECORDES
Em quatro jornadas disputadas foram batidos 32 recordes nacionais e individuais. O grande destaque desta edição recai para a categoria de infantil masculino, na qual o nadador Henrique Mascarenhas do Clube Náutico da Ilha de Luanda  conquistou quatro recordes. Nos 200 metros bruços , Henrique Mascarenhas estabeleceu uma nova marca, ao nadar a distância em 3m e 19s, ao passo que nos 200m livres bateu o recorde de 2m,25s,29dc. O anterior pertencia ao Kiaiza Fernandes com o tempo de 2m,32s,28dc, do 1º de Agosto.

Eliane Coelho que nadou a título individual bateu o recorde dos 200 metros estilos, com a marca de 3m, 35s e 46dc. o anterior máximo era de 3m , 40s  e 4dc, pertencente a Marta Chaves desde a época 1988-1989.

Catarina Sousa da categoria juvenil do CNIL conquistou  dois recordes pertencentes a Ana Romero, com  o primeiro com o tempo de 2m,50s,34dc. O anterior era de 3m,02s,98dc. O segundo na categoria indivudual com o tempo de 1.16.54. O anterior pertencia a Ana Romero com a marca de 1m,20s,87dc nos 100m estilos.
Rosa Panzo