Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAP aposta na regionalizao

Melo Clemente - 05 de Junho, 2014

Crianas de todo o pas inseridas no programa vo beneficiar de apoio da Federao Angolana de hquei em patins

Fotografia: Jornal dos Desportos

A realização de provas regionais constitui a estratégia da Federação Angolana de hóquei em patins para impulsionar o desenvolvimento da modalidade no país. A revelação é do vice-presidente da associação, Damásio dos Santos Júnior "Kaissara".O dirigente desportivo esteve no Lubango, onde assistiu, no último fim-de-semana, à VI edição do “FestipatimCoca-Cola” nos escalões de iniciados que contou com a participação das equipas Académica do Lobito de Benguela, Atlético do Namibe, Ferroviário do Namibe, Clube 1º de Dezembro e a Escola de Patinagem da Huíla.

Para Kaissara, o FestipatimCoca-Cola, uma prova de categoria infantil sob a égide da Associação Provincial da Huíla, representa mais uma estratégia da Federação Angolana no processo de massificação da modalidade no país de forma dinâmica.“Este torneio constitui uma estratégia do desenvolvimento do hóquei em patins, porquanto  há alguns anos não tínhamos essas categorias a funcionar”, disse.

Face à experiência da FestimpatinCoca-Cola, Kaissara assegurou que a Federação pondera a realização de festivais semelhantes noutras regiões do país que ofereçam condições e estejam interessadas na promoção do hóquei em patins. Os eventos desportivos podem ter o carácter de intercâmbios interprovinciais. Kaissara lembrou que o país organizou um Campeonato do Mundo de hóquei em patins há bem pouco tempo e, agora, urge a necessidade de se dar resposta positiva para o desenvolvimento salutar no pais. A grande adesão de petizes no evento deixou satisfeito o vice-presidente.Para manter o êxito do programa, Damásio dos Santos Júnior "Kaissara" assegurou a manutenção do apoio técnico às associações provinciais e agradeceu à Coca-Cola pela sua cooperação.

1º DE DEZEMBRO
VENCE TORNEIO


O Clube 1º de Dezembro venceu o FestipatimCoca-Cola, prova realizada no âmbito do Dia Internacional da Criança, assinalado no pretérito 1 de Junho, em todo mundo. O Atlético do Namibe ocupou a segunda posição e a Casa Pessoal do Porto do Lobito o terceiro. O Ferroviário do Namibe, Académica do Lobito e a Escola de Patinagem da Huíla ocuparam os lugares subsequentes.Nuno Haikela, do Ferroviário do Namibe, recebeu o troféu de melhor marcador com cinco golos. Erivaldo Mateus, do Atlético do Namibe, foi o guarda-redes menos batido.

O torneio foi disputado no sistema de todos contra todos, a cinco jornadas, num total de 15 partidas. O secretário-geral da Associação Provincial de Patinagem de Benguela, Serafim Alberto, congratulou-se com a iniciativa da Huíla. Depois da segunda participação, o responsável prometeu a realização e organização de um torneio semelhante na cidade dos flamingos, no âmbito das festas da cidade de Lobito.Para o presidente da Associação de Patinagem do Namibe, Zeferino Guto, "a realização de intercâmbios nos escalões de iniciados é benéfica, porquanto dá maior competitividade aos atletas". Os incentivos da Huíla e do Namibe servem de mola impulsionadora para a expansão do torneio noutras províncias.