Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAPD reconduz seleccionador nacional

18 de Janeiro, 2015

Pelo menos sete países já escreveram à Federação Angolana de Pesca Desportiva a manifestar desejo de participação

Fotografia: Dombele Bernardo

O técnico da Selecção Nacional de pesca desportiva ao corrico de alto mar, Fernando Duarte, foi já reconduzido e deve a breve trecho proceder à convocatória da respectiva equipa, com vista à disputa do XXIV Campeonato do Mundo da modalidade, a realizar-se no Lobito, de 28 de Março a 4 de Abril do ano em curso.

O anúncio foi feito na cidade do Lobito, pelo presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD), Fernando Santos, durante a cerimónia de lançamento público do campeonato mundial.

Segundo o dirigente desportivo, Fernando Duarte é o actual campeão do mundo da modalidade, realizado em Novembro último no Brasil, e deve trabalhar para revalidação do título, já que outras selecções vêm com o objectivo de destronar Angola do pódio.

A FAPD prevê a participação de 25 equipas no certame, algumas das quais com vontade expressa de rivalizar o título com o país campeão e organizador, apelando por isso a uma preparação cuidada a fim de manter-se a proeza.

Pelo menos sete países já escreveram à FAPD, manifestando o desejo de participação, ao mesmo tempo que solicitam a intervenção das autoridades angolanas na facilitação dos vistos nas missões diplomáticas e consulares.

“Vamos trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos para que este interceda junto do Ministério das Relações Exteriores, visando agilizar casos de solicitação de visto”, frisou Fernando Duarte, para quem demasiadas burocracias podem impedir a presença de muitas selecções.

A sessão oficial de abertura da XXIV taça mundial de Pesca Desportiva ao Corrico, vulgo Big Game, tem lugar a 29 de Março, mas um dia antes, realiza-se a reunião técnica. O treino no mar está previsto para 30 de Março.

A disputa propriamente dita tem lugar de 31 de Março a 3 de Abril, devendo o dia 4 ficar reservado ao regresso das caravanas a Luanda, em voo charter.

Angola sagrou-se campeã mundial da modalidade em 2008 e mais recentemente, em Novembro, no Brasil.