Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FATM elogiado pela confederação

09 de Abril, 2013

Ténis de Mesa tem estado a desenvolver para o engrandecimento da modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos


O presidente da Confederação Africana de Ténis de Mesa, Kaled El Saly, felicitou no domingo, na cidade de Nabeul, na Tunísia, a direcção da federação angolana da modalidade, pelo trabalho valioso apresentado no Campeonato Africano de cadetes, juniores e sub-21, em ambos os sexos, disputado de 1 a 6 do corrente mês, no ginásio Couverte de Tarzaka.

O tunisino Kaled El Saly, também presidente da federação do seu país, destacou os esforços  desenvolvidos por Angola. “É uma honra destacar os esforços que a actual direcção da Federação Angolana de Ténis de Mesa tem estado a desenvolver para o engrandecimento da modalidade. Angola está a prestar um contributo valioso para o reconhecimento de África pelos outros parceiros da modalidade”, disse.

O principal membro da Confederação Africana de Ténis de  Mesa apresentou as felicitações ao vice-presidente da FATM, Messias Gonda, chefe da delegação que participou nos XVI Campeonatos Africanos de cadetes, juniores e sub-21. “Aproveito a sua presença para felicitar o presidente Filomeno Fortes pelos êxitos alcançados no campeonato que o meu país acolheu com maior responsabilidade. Angola deu um exemplo de organização”, disse.

O dirigente encorajou os angolanos a continuarem com os esforços. “Não devem estar descansados com os êxitos conseguidos. Agora a intenção é melhorar cada vez mais. Angola conseguiu colocar dois mesatenistas na Selecção Africana de cadetes que vai disputar o Campeonato do Mundo de Jovens, a decorrer de 1 a 8 de Dezembro, em Rabat, Marrocos”, revelou.

O vice-presidente Messias Gonda disse que as palavras de conforto vindas da alta instância da modalidade no continente serão reconvertidas na duplicação dos esforços. “É uma grande responsabilidade servir de mensageiro do pensamento do grande gestor do ténis de mesa  em África. No primeiro encontro que terei com o presidente da nossa federação transmitirei na íntegra a visão global do alto dirigente sobre o que pensa de Angola”, concluiu. 

Angola conquistou três medalhas de bronze, superando a margem alcançada na campanha transacta, que decorreu na Argélia, onde havia arrebatado uma medalha de bronze. Os obreiros do êxito foram as duplas Aléssio Peter-Paixão Neto e Isabel Albino -Ruth Tavares, por equipas de cadetes e novamente Aléssio Peter, na individual de cadetes.

Ranking da ATP 
Novak Djokovic mantém liderança


O tenista sérvio Novak Djokovic completou ontem a sua 20ª semana consecutiva como líder do ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). O “longo” período iniciou em Novembro do ano passado, quando ele ultrapassou o suíço Roger Federer.

Após liderar a Sérvia na vitória por 3 a 1 sobre os Estados Unidos, na Taça Davis, Novak Djokovic tem 12.500 pontos, contra 8.750 do segundo colocado, o britânico Andy Murray. Roger Federer está em terceiro, com 8.670, e em seguida aparecem os espanhóis David Ferrer (7.385) e Rafael Nadal (6.970).

Thomaz Bellucci, que ocupa a 40ª posição, com 987 pontos, é o único tenista do Brasil no top 100. Logo depois dele, entre os melhores representantes do Brasil, está Rogério Dutra Silva, número 109 do Mundo, João Souza (111º) e Thiago Alves (180º).

Eis o top dos 10 melhores da ATP: 1º Novak Djokovic (SER) 12.500 pontos; 2º Andy Murray (GBR) 8.750; 3º Roger Federer (SUI) 8.670; 4º David Ferrer (ESP) 7.385; 5º Rafael Nadal (ESP) 6.970; 6º Tomas Berdych (RTC) 5.015; 7º Juan Martín del Potro (ARG) 4.750; 8º Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 3.695; 9º Richard Gasquet (FRA) 3.230; e 10º Janko Tipsarevic (SER) 3.000.

SERENA WILLIAMS
LIDERA NA WTA

A norte-americana Serena Williams continua a liderar a classificação do ténis mundial feminino, depois de ter conquistado no sábado o torneio de Charleston e está agora mais perto de ganhar o 50º título da carreira. Maria João Koehler, a melhor portuguesa do ranking, desceu dois postos, para a 104ª posição.

Eis a classificação das 10 primeiras colocadas: 1ª Serena Williams (EUA), 11.115 pontos; 2ª Maria Sharapova (Rússia), 10.240; 3ª Victoria Azarenka (Bielorrússia), 9.320; 4ª Agnieszka Radwanska (Polónia), 6.845; 5ª Na Li (China), 5.880; 6ª Angelique Kerber (Alemanha), 5.550; 7ª Sara Errani (Itália) 5.405; 8ª Petra Kvitova (República Checa), 5.225; 9ª Samantha Stosur (Austrália), 3.790; e 10ª Caroline Wozniacki (Dinamarca), 3.760.