Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAVB destaca apoio do COA

Rosa Panzo - 16 de Dezembro, 2015

Disputado no sistema de dupla eliminatória, a competição nacional contou com duplas equilibradas no capítulo técnico e táctico.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O apoio do Comité Olímpico Angolano foi determinante para a realização da 16ª edição dos Campeonatos Nacionais de voleibol de praia, disputado no fim de semana na Ilha de Cabo em Luanda,  que consagrou campeões nacionais as duplas Éden -Márcio Sequeira e Kátia -Marlene. A revelação foi feita por Cláudia Ventura, vice-presidente da Federação Angolana de Voleibol (FAVB).

À dois dias do início da competição nacional, a direcção liderada por Valentim Domingos não dispunha de fundos financeiros para custear as despesas inerentes à prova, conforme Cláudia Ventura. Depois do contacto com as entidades do COA, "a luz verde iluminou" o caminho que levou à Ilha de Cabo.

"Se não surgisse o apoio do COA, acredito que tínhamos de adiar a actividade desportiva", disse a responsável da FAVB, antes de justificar as despesas. "Não havia condições para alojamento e alimentação das duplas provenientes das províncias", ressaltou.

A dirigente assegurou que o apoio do COA foi de 70 por cento. A FAVB não tinha "o suficiente para a realização dos campeonatos nacionais".
Quanto à participação, Cláudia Ventura avaliou que a presença de 32 duplas provenientes das províncias da Huíla, Namibe, Benguela e Cuanza Sul, mais a anfitriã, superou a expectativa da direcção técnica da FAVB.

Pela primeira vez, não se registou desistência de dupla da lista previamente inscrita.  Por outro lado, Luanda, Namibe e Huíla também ofereceram árbitros. O nível competitivo da prova também mereceu a observação da vice -presidente. Disputado no sistema de dupla eliminatória, a competição nacional contou com duplas equilibradas no capítulo técnico e táctico.
ROSA PANZO

GRUPO B
Domingos Mateus
joga com Orcain

Na quarta jornada do grupo B, da II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges, marcada para hoje às 8h30 no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges, Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) enfrenta Alfonso Orcain (Espanha), João Amaral (ISTA) joga com Francisco Serrano Martinez (Espanha) e Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana) defronta Nikole Alexandra (Espanha).

Ontem, para a terceira jornada, Domingos Mateus venceu Jaume Romay (Espanha), Manuel Arbunic (Espanha) empatou com João Amaral, Mathieu Boers (Espanha) venceu Carlos Jorge.

Na classificação geral, Graham Roberto (País de Galles), Konstantinos Soilemetzidis (Grécia) e Jordi Aguilar (Espanha) lideram com três pontos cada.
Domingos Mateus ocupa a oitava posição com 2,5 pontos, João Amaral, 15º (2) e Carlos Jorge, 63º (0).
ÁLVARO ALEXANDRE - BARCELONA