Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAX organiza em Luanda GP das Telecomunicações

Álvaro Alexandre - 14 de Maio, 2013

Xadrez de alto nível competitivo junta os especialistas nacionais nas instalações da FIL

Fotografia: Jornal dos Desportos

O II Grande Prémio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação em xadrez  2013 realiza-se de 16 a 19 do corrente mês, na Feira Internacional de Luanda (FIL). A Federação Angolana de Xadrez (FAX) vai reunir 50 xadrezistas da capital do país para disputarem as três provas agendas em alusão ao Dia Mundial das Comunicações e Tecnologias de Informação, a assinalar-se na próxima sexta-feira.

A elite de Luanda vai estar confinada no Open. O torneio vai ser disputado no sistema aberto e a organização assegura prémios até ao décimo lugar. Nessa competição estão confirmadas as ausências do Mestre Internacional Adérito Pedro, do 1º de Agosto, Luciano Oliveira, da EPAL, e Sérgio Miguel, do 1º de Agosto. Os três atletas vão representar o país no Campeonato Africano Absoluto, a decorrer de 17 a 28 do corrente mês, na cidade Tunis, Tunísia.

Os principais expoentes do torneio vão ser os Mestres Internacionais Amorim Agnelo e Erikson Soares, os Mestres Fide Eduardo Pascoal, Catarino Domingos e Ediberto Domingos, Tito Agostinho, Jeovani Santos, João Simões (detentor do troféu) e Cambando José. A mesma sala da FIL vai acolher a prova feminina e também a dos funcionários do ramo das telecomunicações, afectos às empresas Unitel, Movicel, Infra-Sat, Startel, MS Telecom, Angola Telecom e Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.Para os dois torneios, a organização vai disponibilizar prémios para os três melhores classificados.

A reunião técnica está agendada para as 14h30 da próxima quinta-feira, na FIL. A primeira ronda realiza-se uma hora mais tarde. O sistema de jogo vai ser o suíço a 9 jornadas e o ritmo de jogo vai ser de 1h30 para os primeiros 40 lances. O presidente da FAX, Aguinaldo Jaime, foi indicado para director da prova e a direcção da arbitragem está à responsabilidade do árbitro internacional Santo António.