Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao Equestre tem nova direco

24 de Dezembro, 2016

jornal dos desportos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A nova direcção da Federação Angolana de Desporto Equestre, eleita na quinta-feira, em Luanda, tem como objectivo a criação de novos centros hípicos, no intuito de massificar a modalidade no país.

Em declarações à Angop, em representação do novo presidente da Fequangola, ausente no acto do pleito, o actual vice-presidente Paulo Alexandre acrescentou que o elenco ora eleito vai procurar dar continuidade aos projectos do mandato anterior, consubstanciado no processo de incentivos para a realização de provas internas, com o surgimento dos núcleos de Benguela, Huíla, Malanje e Luanda.

Avançou a hipótese de  intercâmbio de provas com países vizinhos, como a Namíbia, através do sistema de competição de cavalos alugados. Consta ainda das prioridades, a materialização das cooperações rubricadas  com as federações portuguesas e  dos Emiratos Árabe Unidos, no quadro do desenvolvimento deste desporto em Angola.

Com seis votos a favor, Carlos Mendonça ”Caly” foi eleito presidente de direcção da Federação Angolana do Desporto Equestre (Fequangola),  para o próximo mandato 2016/2020, substitui no cargo José Alfredo Ekuiki.

Numa lista única, o novo presidente mereceu a confiança, por unanimidade,  acto que contou com os escrutínios dos centros hípico 4R’ e  Gemunalo, clubes hípicos do Kikuxe, Comando da Polícia Montada e Associação de criadores de Cavalos.

De acordo com a comissão eleitoral, constituída por António Guilherme (presidente), Hermenegildo Nelson (secretário-geral) e Maria de Lurdes (escrutinadora), a tomada de posse acontece no dia 27 do corrente.

 Na direcção, Carlos Mendonça vai ser auxiliado por Paulo Alexandre e Ginga de Almeida (vice-presidentes), Francisco Faísca, Luzizilo e Horvanda Andrade (vogais), ao passo que o Conselho Fiscal passa a ser dirigido por Daniel Simas (presidente), Yusa dos Santos (vice-presidente) e Alfredo Fortunato (vogal).

 No Conselho Jurisdicional vai estar a cargo de João Piedade (Presidente), Ana de Burgo (vice-presidente), Sandra António (vogal), enquanto o Conselho Disciplinar passa a ser constituído por João Malheiro (presidente), Armindo Malheiro e Nara Bargado (vogais).

Mário Daniel é o líder do Conselho Técnico, ao passo que Tomás Agostinho é vice-presidente, e José Viera, Vogal.

José Alfredo Ekuiki é presidente da assembleia-geral. A Federação  Angolana do Desporto Equestre foi fundada em 2009.