Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação aborda nova temporada desportiva

Rosa Napoleão - 08 de Janeiro, 2015

Judo programou para este sábado, encontro

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Judo programou para este sábado, no ginásio da Escola N'gola Mbandi, Rangel, o primeiro encontro de concertação com todas as pré-selecções nacionais. O encontro que deve contar com um total de 80 judocas, visa capacitar os atletas que vão estar a competir nas provas internacionais programados para este ano.

Paulo Jorge, vice-presidente da Federação, disse em declarações ao Jornal dos Desportos, que a notificação aos atletas e técnico para comparecerem à actividade já foi encaminhada. “Nós já enviamos o comunicado aos clubes e esperamos que todos os atletas e técnicos compareçam no local para acertarmos em conjunto as datas de início e termo dos treinos, estágios e respectivas condições para as selecções. Queremos continuar com a mesma dinâmica e superar também as falhas que cometemos no ano passado”, disse.

O dirigente referiu que o órgão já dividiu as tarefas nomeou os técnicos para as respectivas selecções. “Já temos formada a equipa técnica que está composta por Francisco de Sousa Sampaio como director técnico, André de Sousa Sampaio como coordenador, Yuri Paim com a selecção masculina, Alberto Matos com a selecção feminina e os técnicos Óscar Kiala, José André , Hélder Camindo e Alexandre Martins, para as selecções de juvenis, juniores e iniciados.

A mais próxima competição na agenda da Federação é o campeonato africano de seniores, a decorrer de 15 a 17 de Abril, na cidade de Libreville, Gabão. Conforme Paulo Jorge é provável que a pré-selecção inicie ainda este mês os trabalhos de preparação, afim de arrecadar resultados satisfatórios nesta prova.  bo calendário das competições internacionais para 2015, a modalidade tem ainda os compromissos com o campeonato africano de juniores e cadetes, marcados para  5 a 8 de Junho, no Burundi. O mundial de cadetes, a disputar-se de 6 a 9 de Outubro, em Sarajevo,  Bósnia e Herzegovina. De 25 a 30 de Outubro o judo  vai estar no mundial de seniores por equipas, na cidade de Astana, Cazaquistão.

O campeonato do mundial de juniores e por equipas, de 21 a 25 de Outubro, na cidade do Abu Dabhi, dos Emirados Árabes Unidos, assim como o torneio internacional 40 anos da Independência Nacional, a decorrer de 10 a 13 de Novembro, na cidade do Lubango, Huíla.

Recorde que a modalidade de judo destacou-se no ano que findou  com a conquista de três  medalhas de Ouro, alcançadas nos Jogos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), disputado em Bulawayo, Zimbabwe.
 RN

BOXE
Muhammad Ali
deixa hospital


A lenda do boxe Muhammad Ali recebeu alta do hospital após ter sido internado no mês passado com uma grave infecção urinária, disse ontem o porta-voz da família.
O porta-voz Bob Gunnell disse que Ali, cuja alta foi dada na terça à noite, agradece a “profusão de apoios e desejos de saúde contínuos” e encontra-se ansioso para celebrar o seu 73º aniversário com a família e amigos. O tricampeão mundial dos pesos pesados foi internado num hospital não identificado a 20 de Dezembro, com o que se acreditava ser uma leve pneumonia.