Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao actualiza tcnicas na Huila

20 de Janeiro, 2016

As alteraes incidem na forma de actuao do atleta e na arbitragem.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Karaté e JKA-World Federation procederam ontem na cidade do Lubango, à abertura da época desportiva de 2016, com a realização de seminário de superação técnica e exames de graduação aos praticantes da arte marcial. O seminário ministrado por três membros da instituição visou actualizar e corrigir as técnicas relevantes da especialidade de Shotokan.

Durante dois dias, João Silva (vice-presidente), Araújo (secretário-geral) e Armando (vogal) supervisionaram os aspectos técnicos administrados a 26 atletas de graus superiores que variam entre 4º kyu (cinturão vermelho) e 1º DAN (cinturão negro). Os atletas afectos às Academias Sporting Clube do Lubango, ASA Sport Clube do Lubango e Escorpiões do Lubango aprimoraram as técnicas de kyons, katas e kumités, além da arbitragem.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o vice-presidente da Federação Angolana de Karaté e JKA-World Federation, João Silva, afirmou que a acção formativa vai estender-se à província de Moxico e outras interessadas. "No cumprimento do nosso programa federativo, viemos visitar os associados da Huíla para promover um estágio de superação técnica e exames de graduação. Trabalhamos aqui para constatar o desenvolvimento do karaté nesta província”, disse.

No intuito de actualizar as matérias, visando a entrada da modalidade na lista de desportos olímpicos, a partir de 2020, João Silva assegurou que há toda a necessidade de engajamento de transmiti-las às províncias. É norma do karaté as remodelações nos aspectos técnicos depois da realização de um campeonato do mundo. As alterações incidem na forma de actuação do atleta e na arbitragem.
GAUDÊNCIO HAMELAY - LUBANGO