Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao almeja o resgate do domnio na zona VI austral

28 de Agosto, 2013

Carlos Lus disse em conferncia de imprensa realizada na Casa dsa Juventude que almeja colocar Angola nos patamares do boxe amador ao nvel da Zona tal como noutros tempos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Federação Angolana de Boxe Carlos Luís disse em conferência de imprensa sobre o balanço do 28º campeonato nacional, disputado de 14 a 18 deste mês, na Casa da Juventude, em Viana, que Angola precisa de resgatar o prestígio antes conquistado na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), quando se impunha no continente com pugilistas dotados de capacidade técnica e competitiva. “Notámos com preocupação que existe um certo défice técnico por parte dos pugilistas pesados.

Este facto não é bom para o nosso prestígio, principalmente na nossa região, onde já detínhamos uma certa hegemonia”, lamentou. Carlos Luís apelou aos clubes, escolas, promotores e outros agentes da modalidade a sensibilizar os pugilistas a respeito das regras de arbitragem, para evitar comportamentos em desacordo com os princípios desportivos, citou como exemplo a agressão do lutador Didi Mampuya ao árbitro Álvaro António, no combate de encerramento do nacional na categoria dos +91 kg.  Durante o encontro de balanço com a comunicação social, o presidente da FABOXE considerou a prova exemplar, apesar do incidente do último dia.

  No final foram entregues medalhas e troféus correspondentes aos vencedores, numa competição que envolveu 150 pugilistas das categorias de 48 a +91 kgs em ambos os sexos, das províncias de Luanda, Zaire, Benguela, Kwanza- Sul, Uíge, Cabinda e Lunda- Norte.

JIU JITSU
Lobão volta a brilhar


O angolano Walter Lobão voltou a elevar o nome de Angola nos EUA, ao conquistar uma medalha de outro e outra de bronze absoluto no torneio Boston Internacional Open 2013 de jiu jitsu brasileiro, na categoria de menos 83 kg.

Walter Lobão já tinha vencido medalhas de bronze no Las Vegas International Open 2013 e no Chicago International Open 2013, incluindo em absolutos. A medalha de bronze absoluto é atribuída ao vencedor da luta entre os melhores de cada categoria.

Esta foi a quinta medalha em quatro torneios diferentes nos EUA, sendo quatro de bronze e uma de ouro. Walter Lobão ainda vai participar em provas em Atlanta.
O último torneio será realizado a 31 de Agosto, também em Atlanta.