Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação apresenta campeonatos

Silva Cacuti - 14 de Junho, 2013

Federação de Andebol (Faand), apresenta campeonatos nacionais de seniores masculinos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Andebol (Faand) vai proceder à apresentação, na próxima terça-feira, dos campeonatos nacionais de seniores masculinos e femininos.

Segundo apurou o Jornal dos Desportos, na ocasião será anunciada a nova designação da prova que está agendada para 19 a 30 do corrente no pavilhão Acácias Rubras, em Benguela.

O sorteio dos campeonatos nacionais foi realizado no dia 31 de Maio, durante o 3º encontro nacional de andebol em Luanda. Estão inscritas para a prova oito equipas femininas, das quais três de Benguela, e cinco masculinas, todas de Luanda. A primeira fase da prova feminina decorre de 20 a 26 de Junho de 2013, a duas voltas, no sistema de todos contra todos.

Cada grupo (A e B) terá quatro equipas e apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados, enquanto a segunda etapa começa a 28 do mesmo mês, em modelo cruzado (1A x 2B) e (1B x 2A) para apurar os dois finalistas. A prova vai ser marcada pelo regresso da equipa sénior masculina do Petro de Luanda, mais de 20 anos depois.

Recentemente, uma comissão da Faand deslocou-se a Benguela para verificar as condições existentes para a disputa da prova, que acabou por aprovar a preparação do evento feita pela associação local. O 1º de Agosto é o campeão nacional na classe masculina, ao passo que o Petro de Luanda detém o título na classe feminina.