Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao divulga pr-seleco para Mundial e Jogos da Lusofonia

18 de Março, 2013

Primeiro compromisso internacional dos dois grupos o Mundial do Mxico

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Taekwon-dó divulgou ontem as pré-selecções nacionais feminina e masculina que vão trabalhar para representar o país no Campeonato do Mundo, de 15 a 21 de Junho em Puebla, México, e nos Jogos da Lusofonia, em Goa, Índia, de 28 de Outubro a 10 de Novembro próximo.

Para a pré-selecção nacional masculina, o seleccionador nacional, Salomão Lumbo, chamou 30 atletas, ao passo que na feminina vai trabalhar com 14.
Salomão Lumbo disse que os dois grupos convocados começam a trabalhar hoje, a partir das 6h00, no ginásio do Fitness, em Luanda, devido ao longo tempo de repouso, na transição de uma época para outra.

Para hoje estão previstos exercícios físicos para recuperação dos atletas. Salomão Lumbo referiu que a selecção dos atletas teve como base os últimos resultados das competições nacionais e internacionais.

“Recrutámos os atletas que se destacaram ao longo da época, os melhores nas suas equipas. Neste grupo, existem atletas com bastante experiência em competições internacionais e que podem garantir bons resultados nestas duas provas. Creio que até lá conseguimos uma equipa capaz de fazer frente às outras selecções”, disse.

Os atletas que fazem parte da lista dos pré-seleccionados são Anderson Contreiras (Força Aérea), José Capengala (Petro do Huambo) e António Cassinda (Dragões de Benguela), na categoria dos -54 kg; Manuel Uyango (Benfica do Lubango), Paciência Ferramenta (Petro do Huambo), Sabalo José (Dragões de Benguela) e Roger Márcio M. Amorim (Dragão Negro de Luanda), dos -58 kg.

Dário Facada (Fitness Clube), Stefany Gomes (1º de Agosto), Sozinho Eduardo (Dragões de Benguela), Augusto Hamuyela Domingos (Benfica do Lubango) e Pedro Panzo (Centro Nacional de TKD) estão na categoria -63kg, ao passo que António Fernandes (Força Aérea), David Osvaldo (Petro do Huambo) e Manuel Tchitali (Dragões de Benguela) vão trabalhar nos -68 kg, à semelhança de Simão Sumbelelo (Benfica do Lubango), Klaus Dias (1º de Agosto), João Mahapi (Petro do Huambo) e Mariano Domingos (Dragões de Benguela). Nos -80 kg alinham José Maria João (Benfica do Lubango), Faustino César (Dragões de Benguela), Paulo Raimundo (1º de Agosto) e Carlos Vagny (Fitness Clube) nos -74 kg.

A categoria dos -87 kg é composta pelos atletas Fernando Hamuyela (Cunene), João Malamba (Benfica do Lubango), Francisco A. Chavela (Força Aérea) e Jairo Clemente (1º de Agosto), ao passo que na categoria dos +87 kg estão Félix José (Dragões de Benguela), Pedro Papy (Cunene) e Pedro António (1º de Agosto).

Na classe feminina, a comissão técnica indicou para a categoria dos -49 kg Rosalina Cláudia (Benfica do Lubango), Manuela Vunge (1º de Agosto), Arieth Ribeiro (Fitness Clube) e Delfina Namalinha (Petro do Huambo). Nos -53 kg trabalham em representação do país Suzaneth Rosário (Benfica do Lubango), Vanilde Daniel (Petro do Huambo) e Nasira Curado (1º de Agosto). Daisy Coulsol (1º de Agosto), Angelina Sol (Benfica do Lubango), Josefina Laurinda (Petro do Huambo) e Sónia Miclina (Kuando-Kubango) estão inseridas nos -62 kg. Natália Carvalho (Petro do Huambo) e Zeferina Câmea (Dragões de Benguela), Joana Vunge (1º de Agosto), -67g, fazem igualmente parte da pré-selecção.