Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao garante condies para Corrida Pedestre da Mulher

Hlder Jeremias - 27 de Março, 2014

Guilhermina Cruz a coordenadora nacional da Mulher e Desporto da Federao Angolana e apresentou a corrida pedestre da Mulher

Fotografia: Jornal dos Desportos

A primeira edição da Corrida Pedestre da Mulher, a ter lugar no sábado, a partir das 7h30,  em algumas artérias da capital, pode  juntar mais de uma centena de atletas nacionais e estrangeiras, disse a coordenadora da prova. Guilhermina Cruz falava na apresentação do evento em alusão ao Dias Nacional e Internacional da Mulher, assinalados a dois e oito deste mês, garantindo as condições para que a estreia do certame decorra sem transtornos.

“Os cronometristas e controladores de percurso estão em prontidão e os meios logísticos criados”, disse. Organizada pela Federação Angolana de Atletismo, em colaboração com o Governo Provincial de Luanda, a prova é disputada na distância de quatro quilómetros e tem a partida marcada para o Largo das Heroínas e a chegada no complexo da Cidadela Desportiva. As inscrições decorrem até uma hora antes do tiro de largada na sede da federação.

Guilhermina Cruz informou que a criação da Corrida Pedestre da Mulher enquadra-se na estratégia da Federação Angolana de Atletismo de incentivar o aumento de praticantes do sexo feminino, pelo que apela à adesão em massa das mulheres, uma vez que a prática do atletismo traz grandes benefícios à saúde. Quanto aos prémios para os três primeiros classificados, Guilhermina Cruz informou que não são ainda muito expressivos em termos de valor "por se tratar da primeira edição e haver pouco tempo para a angariação de maiores apoios dos patrocinadores".

No entanto, a dirigente garante que as próximas edições são contempladas com um pacote mais atractivo. "Podem participar na corrida mulheres nacionais e estrangeiras, desde que se apresentem em bom estado de saúde. Para tal, uma equipa de especialistas vai averiguar a capacidade das concorrentes na altura das confirmações das inscrições", esclareceu.

A primeira classificada federada recebe 40 mil kwanzas, a segunda e terceira têm direito a 35 mil kwanzas e a 30 mil kwanzas. Os três primeiros classificados das categorias não-federadas, atletas paralímpicas e polícias ou militares vão receber 30 mil kwanzas, 25mil kwanzas e 20 mil kwanzas, ao passo que a atleta mais velha é contemplada com 30 mil kwanzas. 

Jorge Rojas
Novo técnico 
potencia atletas


A Federação Angolana de Atletismo procedeu ontem, em conferência de imprensa realizada nas instalações do Comité Paralímpico Angolano, à apresentação do técnico Jorge Luís Bravo Rojas, como novo colaborador, no âmbito da estratégia de desenvolvimento da modalidade para a obtenção de resultados a médio e longo prazos. Especializado em salto, velocidade e eventos múltiplos, o técnico vai trabalhar em tempo integral na detecção de talentos com o objectivo de promover e desenvolver as especialidades em que o país apresenta elevados défices.

Jorge Luís Bravo Rojas vai também seleccionar jovens tendo em vista as futuras competições em que Angola espera estar inserida, tais como campeonatos africanos, competições regionais e os Jogos Olímpicos 2020. Com contrato por um ano renovável, o especialista, cujo vínculo a federação procurava estabelecer há três anos, vai colaborar com os treinadores nas províncias, participar em reuniões com outros especialistas e promover acções de formação. 

 Jorge Luís Bravo Rojas disse estar satisfeito por ter a oportunidade de transmitir a sua experiência aos jovens atletas angolanos, através da parceria firmada com o órgão reitor da modalidade e espera ajudar o país a concretizar os objectivos preconizados. Para o técnico, "o segredo do sucesso é um trabalho metodológico bem definido a partir das camadas mais jovens, sendo a etapa fértil para se potenciar os talentos que existem em grande quantidade em Angola".
HJ

Sábado
Provincial de pista
corre nos Coqueiros


A Associação Provincial de Atletismo de Luanda ultima os preparativos para a realização da terceira jornada do Campeonato Provincial de Pista, nas categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos, a ter lugar sábado, a partir das 7h30, no Estádio dos Coqueiros.
HJ