Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao homologa ttulos da Zona Norte

?lvaro Alexandre - 19 de Abril, 2017

Os veleiros foram os peixes de preferncia dos pescadores nacionais e estrangeiros

Fotografia: Jose Cola | Edies Novembro

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Pesca Desportiva (CTFAPD) homologou os títulos conquistados nas distintas categorias do Campeonato Aberto de Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Norte. Os resultados finais da época de 2016/2017 foram divulgados ontem, em Luanda, pelo Secretário Geral, Alfredo Vidinhas.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente avaliou que a época piscatória foi tranquila. \"Os pescadores foram exemplares. Não tivemos casos polémicos; não houve a necessidade de se fazer recurso ao Conselho Arbitral. A acalmia registada facilitou a divulgação com máxima urgência dos resultados e dos respectivos vencedores\", explicou.

O secretário geral da Federação Angolana avançou que \"os níveis de capturas de peixes de bico, registado de Outubro do ano transacto até ao mês em curso, foram satisfatórios\". No período analisado foram capturados 589 exemplares de bico. Os veleiros foram os peixes de preferência dos pescadores nacionais e estrangeiros. TAG e Release foram contabilizados 395 veleiros nos torneios oficiais, 70 Release e 90 de outras capturas. O espaço marítimo proporcionou apenas 34 marlins. 

Os Tubarões Fishing Team são os campeões da Zona Norte e de TAG e Release com 60 veleiros. Os Lampas conquistaram o prémio Mais Marlins com cinco exemplares. O pescador Nuno Torres, dos Marmeladas Fishing Team, triunfou no concurso de capturas de dourados, com um exemplar de 16,2 quilogramas. Nicolas Pariset, do Team Náutico, destacou-se nos atuns, com um exemplar de 13 quilogramas.

Basílio de Jesus, dos Lampas, superou os adversários nas capturas de wahoo. Tirou do mar um exemplar de quatro quilogramas.Na classificação geral definitiva, Tubarões Fishing Team lideram com 67 pontos, seguidos pelo Team Náutico (58), Doce Vela (52), Malembeiros Fishing Team (42), Lampas (33), Team Kuxica (30), Team Release (25), Team Delta (24), Jikula O\'Mesu (23), Dragões (21), Team Akwalunga (15), Marmeladas (14), Team Calulo (13) e Malta da Kianda (4).