Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao inaugura aparelho electrnico

Rosa Napoleo - 07 de Novembro, 2015

As inscries para o nacional de seniores, j comearam e terminam um dia antes da grande competio

Fotografia: AFP

O Campeonato Nacional de Taekwon-dó, em sénior de ambos os sexos, programado pela Federação angolana da modalidade, de 14 e 15 deste mês, na cidade de Lubango, fica marcado com a introdução de aparelhos electrónicos, que o país nunca dispôs desde a implementação.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Salomão Lumbo “Flash”, director técnico da Federação, disse que a referida máquina trás evolução para a modalidade, para além de facilitar o trabalho dos árbitros nas competições nacionais.

"Felizmente, conseguimos pela primeira vez em Angola obter esse aparelho, que serve para marcar os pontos, automaticamente, sempre que o atleta acertar o adversário com um golpe válido".  O dirigente explicou, que os "atletas usarão um colete com um sensor que capta os golpes pontuáveis e lança-os imediatamente para o cronómetro, o que facilita  o trabalho manual dos árbitros ao assinalar ou não os pontos". 

Salomão Lumbo sublinhou algumas das vantagens desse aparelho, que foi comprado em Espanha, pela própria Federação. "Para além do que já foi sublinhado, este aparelho vai acabar com as supostas dúvidas de pontuações. Este é um facto, que por vezes gera conflitos entre equipas e técnicos, tudo isso passa a ser evitado. As dificuldades nas competições internacionais habitualmente feitas com este material, também vão ser ultrapassadas", alegrou-se.

As inscrições para o nacional de seniores, já começaram e terminam um dia antes da grande competição. Cada equipa deve inscrever 16 elementos, sendo oito para cada classe. Quanto às categorias de peso, vão estar em evidência os -54 kg, 58 kg, 63kg, 68kg, 74kg, 80kg, -87kg e +87kg para a classe masculina. Para o sector feminino, competem os -47kg, -49kg, -53kg, -57kg, -62kg, -67kg, -73kg e +73kg.

Até ao momento, desconhece-se o número de províncias, mas sabe-se que já estão confirmadas as equipas do 1º Agosto e 10 de Dezembro (ambas de Luanda), Benguela, Moxico e a Huíla. Por confirmar, estão as formações do Uíge, Namibe e Cunene.

A competição está enquadrada nas festividades dos 40 anos da Independência Nacional, vai  apurar oito atletas para competirem nas olimpíadas de Marrocos, a decorrer em Janeiro.