Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao lana novo programa

Rosa Napoleo - 12 de Abril, 2015

O objectivo prevenir as pessoas aptas e no aptas prtica de exerccios fsicos

Fotografia: Jos Cola

O projecto “Ginástica o próximo mais próximo”, aprovado na última Assembleia-Geral da Federação Angolana de Ginástica, vai ser apresentado ao público no próximo dia 17 do corrente em conferência de imprensa a realizar-se na sua sede social.

O presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, disse em declarações ao Jornal dos Desportos que o novo projecto visa incentivar a sociedade à prática de actividades de ginástica na vertente social.

“Queremos ajudar a sociedade a cultivar o hábito de fazer exercícios físicos, porque temo-nos deparado com vários tipos de problemas que causam mortes no país, como o stress laboral ou académico, problemas cardiovasculares e outros males resultantes da falta de exercícios físicos”, disse.

O dirigente ressaltou o problema da intolerância e a tensão entre as pessoas resultante do stress excessivo e que se intensifica com a ausência de exercícios.

“Concluímos que não existe uma cultura de prática de exercícios físicos na maioria das pessoas, o que produz comportamentos menos adequados como a impaciência, que dá lugar à violência e até mesmo à morte”, esclareceu. 

Auxílio Jacob garantiu que o programa “Ginástica o próximo mais próximo” contempla todos os candidatos a praticantes com uma avaliação médica com antecedência que se consubstancia em medir a tensão arterial, açúcar no sangue, ritmo cardíaco e arterial do pulso. O objectivo é prevenir as pessoas aptas e não aptas à prática de exercícios físicos.


Associativismo
Moxico intensifica
acções no desporto


A direcção da Juventude e Desportos no Moxico prevê intensificar acções para revitalizar o desporto a nível da região, indica uma acta de reunião realizada este mês entre os agentes desportivos e coordenadores de actividades extra-escolares.

A reunião, que teve como objectivo a análise do estado actual do desporto na província, enquadrada nas comemorações do Dia da Juventude Angolana, a assinalar-se terça-feira próxima (14 de Abril), recomendou a criação, a médio e longo prazos, de grupos de recreação desportiva.

A criação de uma associação provincial do desporto nas escolas, para aprimorar o sistema de monitorização, acompanhamento regular e consequente aumento de número de praticantes, consta também das recomendações da reunião.

Igualmente encomendou-se a promoção de iniciativas no âmbito das actividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, criando mecanismo para implementar nas escolas actividades vespertinas, olimpíadas e concursos científicos, acampamentos, excursos, entre outras. Os participantes congratularam-se com o empenho do Executivo angolano na construção, reabilitação e apetrechamento de infra-estruturas desportivas a nível do país.