Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao organiza Taa 19 de Fevereiro

?lvaro Alexandre - 09 de Fevereiro, 2017

A Escola de Xadrez de Viana marca presena com MF Domingos Paulino e Joo Jlio. Polivalentes Aldanuel do Palanca apresenta a MF Luzia Pires.

Fotografia: Jos Soares

No ano de estreia, a direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX) vai brindar os atletas com a Taça 19 de Fevereiro, entre os dias 11 a 19 do corrente, no átrio da instituição. Com pompa e circunstância, o evento assinala os 37 anos de existência da FAX, e conta com a participação de atletas convidados.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário geral da FAX, Manuel Pedro, afirmou que capricharam na organização para que os atletas se sentissem acomodados e façam jogadas espectaculares. "Do ponto de vista de organização, está tudo equacionado. A equipa de trabalho aprovou os encargos financeiros e a quantidade de atletas convidados", disse.

O dirigente da Federação assegurou, que o torneio vai ter dimensão na capital angolana, e está aberta a xadrezistas de outros pólos, com realce para os de Benguela, Cuanza Sul, Namibe, Malanje e Uíje.

A visão da direcção, presidida por Tito Martins, passa pela aglutinação de toda a família do jogo - ciência. A Taça 19 de Fevereiro é disputada em nove dias,  tem cariz individual, em ambos os sexos. Está aberta a todos os interessados. Os tabuleiros estão reunidos para 50 xadrezistas.

A reunião técnica do torneio está marcada para amanhã, às 16h00, na sala de jogo da FAX. A realização de emparceiramento da primeira jornada, e a aprovação de regras, são os temas em discussão.

Estão mobilizados para o encontro os atletas do Progresso do Sambizanga, mormente, o Mestre Internacional (MI) Erikson Soares, MI David Silva, Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, Candidato a Mestre (CM) Sérgio Miguel, CM Cambando José, MI Esperança Caxita, MI Maria Domingos e CM Delfina João.

O 1º de Agosto vai estar representado por MI Adérito Pedro, MI Amorim Agnelo, Valquíria Rocha, Margarida Sussu e Irineia Gabriel. O Desportivo da Epal apresenta-se com o MF Catarino Domingos e  o CM João Simões. A Escola de Xadrez de Viana marca presença com MF Domingos Paulino e João Júlio. Polivalentes Aldanuel do Palanca apresenta a MF Luzia Pires.                        
ÁA