Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao projecta aco de formao

Rosa Napoleo - 22 de Agosto, 2014

FATD, est a programar para o ms de Novembro realizao de uma aco formativa para rbitros e tcnicos nacionais.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Faustino Jacinto, secretário-geral da Federação referiu que a sua instituição pretende executar o programa de formação que consta das actividades agendadas. 

"Queremos proporcionar aos técnicos e árbitros a oportunidade de aprofundar cada vez mais os conhecimentos. Temos para esta formação a garantia de um prelector coreano, que vem a convite da Federação, para nos passar a sua experiência".

O dirigente afirmou que num futuro próximo a instituição vai exigir dos técnicos e treinadores a apresentação de credenciais sempre que estiverem ao serviço da modalidade para melhor controlo.

"O nosso objectivo é expandir o taekwondó, treinar mais técnicos em municípios e comunas em que a modalidade não está totalmente desenvolvida.  No ano passado,  iniciamos este trabalho e conseguimos credenciar alguns técnicos com o  título internacional e praticantes graduados com cinturões negros. Este ano, pensamos dar continuidade no sentido de elevar este número”.

A par do programa de formação, o dirigente adiantou que por razões financeiras a instituição decidiu abolir algumas provas da lista de competições e realizar apenas campeonatos regionais.

“Neste momento, estamos a trabalhar apenas com provas regionais, as equipas que se destacarem nesta provas, competem no campeonato nacional”.

A modalidade que é liderada por Carlos Mupei, está representado em quase todas as províncias do país, designadamente, Cabinda, Zaire, Uige, Malanje, Bengo, Luanda, Cuanza Sul, Benguela, Bié, Huambo, Huíla, Cuando Cubango e Cunene.


Prova

Torneio Regional
atarefa comissão


A comissão técnica da Federação Angolana de Taekwondo está empenhada na criação das condições para a realização do torneio de apuramento para o campeonato nacional de juvenil, agendado para o dia 23 do mês em curso, em Luanda. O secretário-geral da Federação, Fortunato Jacinto disse em declarações ao Jornal dos Desportos, que a competição vai ser restrita apenas aos clubes da região norte.  “Nós queremos juntar todas as equipas da região norte e aqueles que conseguirem posicionar-se  nos três primeiros lugares vão ficar habilitados para o campeonato nacional”, disse.

Questionado acerca das condições para a concretização do evento, Fortunato Jacinto referiu que “aguarda-se pelo pronunciamento do governo da província que geralmente tem apoiado com o transporte e a segurança”.
R N