Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação promove Campeonato

26 de Fevereiro, 2016

Emoções do espectáculo sobre duas rodas vão agitar as capitais das diferentes províncias a partir do próximo mês de Março

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM) vai fazer a estreia, no ano corrente, do Campeonato Angolano de Motocross, numa parceria com a Associação Provincial de Motocross de Luanda e demais agentes das províncias do Namibe e de Benguela. O evento vai ter como palcos diferentes circuitos provinciais.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, a Secretária Geral da FADM, Sónia Peixoto, assegurou que "já estão inscritos os melhores pilotos da actualidade e vão contar com um número suficiente nas distintas categorias".

"Este ano, temos a grande novidade da realização da primeira edição do Campeonato Angolano de Motocross. Acreditamos que este facto vem dar maior dinâmica à modalidade e estamos abertos a colaborar com todos os agentes para que os nossos jovens desenvolvam as habilidades", frisou Sónia Peixoto.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Sónia Peixoto disse que a realização de um campeonato de motocross à escala nacional vem em resposta dos pedidos que a Federação recebe desde a sua criação. Os pilotos e amantes da modalidade, imbuídos no desejo de querer levar o espectáculo sobre rodas , em todas as localidades do território nacional, pressionam a FADM.

"O motocross é uma modalidade que goza do carinho de muitos adeptos do desporto motorizado, mas o facto de haver apenas uma Associação na capital do país dava privilégio para o público luandense, daí que fomos pressionados, durante muito tempo, no sentido de se criar uma competição nacional", sublinhou.

No capítulo de divisão de tarefas, Sónia Peixoto esclareceu que a parte técnica da competição nacional de motocross vai ser da responsabilidade da Associação Provincial de Luanda.

No próximo dia 5 de Março, a Associação Provincial de Motocrosse realiza a eleição dos novos corpos gerentes. O novo elenco vai reunir-se com a direcção da Federação para alinhavar as questões técnicas e administrativas da competição. No entanto, os possíveis constituintes do quadro orgânico para o ciclo olímpico da Associação dominam o programa dos desportos motorizados ao nível nacional.

O Campeonato Angolano de Motocross tem o início marcado para os dias 12 e 13 de Março, com a disputa do Grande Prémio Cidade do Namibe. A segunda jornada contempla o Grande Prémio Cidade de Benguela e está agendada para os dias 7 e 8 de Maio, na cidade das acácias Rubras. A capital do Planalto Central acolhe o Grande Prémio Cidade do Huambo nos dias 16 e 17 de Julho. A capital do país testemunha o cair do pano da competição nos dias 10 e 11 de Setembro com a disputa do Grande Prémio Cidade de Luanda.

Sónia Peixoto tranquiliza os amantes do motocross nas demais províncias: "a nossa intenção e levar esta prova a todas as cidades, mas as condições ainda não permitem que tal desejo se torne numa realidade. Estamos a trabalhar com os nossos parceiros de maneira que muito breve outras províncias também passam a acolher os respectivos grandes prémios".