Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao reduz seleco para o torneio de Portugal

Rosa Napoleo - 09 de Março, 2013

Reduo de atletas que vo representar o pas na Taa Internacional de Portugal

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Ginástica anunciou ontem a redução de atletas que vão representar o país na Taça Internacional de Portugal, em ginástica rítmica, que tem lugar de 2 a 9 de Abril próximo, naquele país. Em declarações ao Jornal dos Desportos, Pina Serrão, primeiro vogal de direcção na federação, disse que em princípio estavam convocados seis atletas (Ildo Manuel, Mkumba Suzana, Nilka Kodjo e Ania Mpanzo, do Petro de Luanda; Jandira Henriques e Alice Tomás, de Benguela), mas por motivos de organização e finanças somente três podem seguir viagem.

“Infelizmente não podemos contar com todos os bons atletas que temos. Recebemos a orientação para levar apenas três e o conselho técnico optou pelas ginastas Alice Tomás, Jandira Henriques e Sofia Coqueiro Gino, que garantem alguma hipótese de medalhar na prova”, disse. Pina Serrão referiu ainda que os ginastas estão a trabalhar nos seus respectivos clubes obedecendo ao programa do conselho técnico, até à penúltima semana de treinos. “Por serem poucos os atletas vão permanecer nos clubes com um único programa, sob a responsabilidade dos seus técnicos. Quando faltar apenas uma semana para a saída vão trabalhar juntos para os últimos acertos”, disse.

Além do torneio internacional, a federação portuguesa organiza em Maio deste ano um Open na cidade do Porto. Naquela prova vão competir os ginastas angolanos Cleidina Corina, Julmira Tchembele, Mariceu Titake, Jojó da Cruz, José Epalanga e Horácio Pitragrós.A última participação angolana numa competição internacional ficou marcada pela conquista de 17 medalhas. Essas medalhas motivaram o convite da federação portuguesa à selecção nacional. Angola aproveita as duas provas para preparar os ginastas para os mundiais de Setembro, na Ucrânia e Outubro, no Canadá.