Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação russa elege novo presidente

18 de Janeiro, 2016

Envolvida num escândalo de doping e suspensa da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), a Federação Russa de Atletismo elegeu um novo presidente no sábado passado. Dmitry Shlyakhtin foi escolhido de forma unânime para chefiar a entidade, sucedendo Valentin Balakhnichev, banido do desporto na última semana – o dirigente estava de licença desde Fevereiro de 2015, quando o escândalo começou a ser descoberto. A federação nacional está suspensa da Iaaf desde Novembro, quando a Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou um relatório denunciando uma grande operação de dopagem apoiada pela entidade.

Os atletas do país estão proibidos de participar de competições internacionais, como as Olimpíadas, até que a federação atenda as reivindicações feitas pela Iaaf. “A tarefa é simples, recolocar o atletismo da Rússia no nível mundial e recuperar a confiança”, disse Shlyakhtin, que será chefe de um comité de crise para lidar com o caso. As recomendações da Iaaf para reintegração da Rússia a seu quadro incluem investigação de antigos casos de doping, cooperação com agências de exames e o banimento de técnicos e autoridades envolvidas com o caso.

Shlyakhtin era o responsável por preparar a cidade de Samara para receber a Copa do Mundo de 2018, que vai ocorrer na Rússia. Ele foi eleito de forma unânime graças a um acordo entre os votantes de não reeleger membros da antiga administração. Isso acabou com as chances do seu adversário, Mikhail Butov, secretário-geral da entidade desde 2008. Ele deve continuar no posto temporariamente até a conclusão de reformas administrativas.