Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federaes chamadas a confirmar dados

Joo Francisco - 17 de Junho, 2019

Os presidentes e secretrios gerais, ao invs serem informados naquele dia,

Fotografia: Jornal dos Desportos

A maior parte das federações nacionais desportivas, convocadas na quinta-feira(13.05), para uma reunião na Galeria dos Desportos, com o Secretário de Estado dos Desportos, Carlos de Almeida e o Director Nacional do Desportos, Nicolau Daniel, saíram com as expectativas goradas, por não terem ouvido das autoridades,  o que queriam ouvir.
Os presidentes e secretários gerais, ao  invés serem informados naquele dia, sobre o orçamento que terão direito através do orçamento geral de Estado(OGE), referente a 2019, receberem vários “puxões de orelhas” do Secretário de Estado, depois do Director Nacional, diante da vasta plateia, ter anunciando, que o encontro abordaria apenas o relatório à apresentar no Conselho Superior. No que tange aos dados fornecidos pelas respectivas Federações, são suspeitos.
Chamou particular atenção,  um dado fornecido pela Federação Angolana de Futebol (FAF), segundo o qual, “participou em 30 competições Internacionais”, no período que se debruçara o relatório a apresentar no V Conselho Superior de Desportos, 2017-2018, agendado para 28 de Junho(sábado) em Luanda.
A Federação dos Desportos Universitários (FANDU), presidida por Carlos Rosa Lopes, contestou o facto de ter sido colocado em relação a instituição,  a “existência de Associações Provinciais nas Lundas (Norte e Sul)”, quando, na verdade, a sua actividade concentra-se em Benguela e Huambo.
Um outro dado que carecia de confirmação de agentes desportivos afectos a Federação Angolana de Jiu-Jutsi, que aparece no relatório, com apenas uma medalha, quando, segundo os presentes, aparecem quase todos os dias informações, dando conta de que a modalidade conquista mais medalhas.
No caso do Jiu-Jitsu, a conclusão do vogal de Direcção do Comité Olímpico Angolano (COA), Mário Rosa, das duas uma : “ A federação de Jiu-Jitsu anda dividida ou a instituição não controla as estatísticas da modalidade”.
A reunião terminou com um apelo à todas as Federações, para junto do Ministério da Juventude e Desportos, acertaram as suas informações a apresentar no V Encontro Superior dos Desportos, mesmo antes deste ser realizado.
O V Conselho Superior do Desporto, a ser presidido pela titular do pelouro, Ana Paula Sacramento Neto,  vai de entre outros, apreciar os seguintes documentos:  “ Grau de cumprimento das recomendações do IV Conselho”, relatório de actividades do Associatismo Desportivo de 2016/2018”, “ apresentação dos Planos de Desenvolvimento das modalidades”, para o qual as Federações foram chamadas na última quinta-feira ( 13.06).
O fórum terminará com as considerações finais, que produzirão um comunicado final e um discurso de encerramento proferido pela ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula Sacramento Neto.