Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao aborda calendarizao

Helder Jeremias - 26 de Janeiro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Questões inerentes a calendarização e regulamentos das provas de automobilismo, motociclismo, Raly e todo o terreno referentes a época 2019, configuram o foco de debate do encontro da direcção da Federação Angolana de Desportos Motorizados com chefes de equipas, pilotos, mecânicos e promotores de eventos, a ter lugar hoje, a partir das 09h00, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), localizada na urbanização Nova Vida.
Orientada pelo presidente do órgão reitor, Ramiro Barreira, a reunião contará ainda com a presença de amantes das modalidades motorizadas que tenham valiosas ideias em prol da massificação e desenvolvimento desportivo, além de representantes do ministério de tutela, devendo culminar com a aprovação prévia dos novos moldes competitivos e a calendarização dos principais eventos, a serem organizados no ano em curso.
Trata-se do segundo encontro entre os efectivos da federação e agentes desportivos, depois de, no dia 19 do corrente, o pelouro de Ramiro Barreira ter reunido com responsáveis de equipas, pilotos e mecânicos das distintas categorias da modalidade de Karting, tendo deliberado o novo paradigma desportivo para a época 2019.
De acordo com o comunicado enviado ao Jornal dos Desportos, o novo modelo de competições resume-se na criação de duas competições regionais de maior expressão competitiva, denominadas por Campeonato Regional Sul e do Campeonato Regional Norte, constituídos por um total de quatro provas cada.
O Campeonato Regional Sul vai fazer disputar provas nas províncias de Benguela, Huambo, Huila e Namibe, nas quais também estarão inseridas as equipas provenientes do Bié, Moxico, Cunene e Cuando Cubango, ao passo que o Campeonato Regional Norte diz respeito as províncias de Luanda, Malange Cabinda e Cuanza Sul. As províncias do Bengo, Zaire, Uíge, Cuanza Norte e Lunda Sul estão incluídas nesta divisão, de acordo com o comunicado.
O comunicado revela ainda, que a primeira corrida do Campeonato Angolano de Karting 2019 terá lugar em Maio na província de Benguela, devendo a última jornada ter o seu palco em Outubro na capital do país. As provas serão disputadas no modelo de dupla jornada, ou seja, uma corrida sábado e a outra no domingo.
Outra deliberação do encontro foi a nomeação de Yuri Costa, para o cargo de director da comissão técnica para o karting, cuja primeira tarefa passa pela criação, no prazo de uma semana, do colégio de comissários desportivos. A melhoria do regulamento da classe KZ, foi outra das recomendações saídas no encontro.
“A FADM comunica que os vencedores do CAK 2019 nas classes MAX, DD2, e KZ representarão Angola, em 2020, em duas corridas internacionais na África do Sul e na Europa”, lê-se no comunicado.