Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação acerta pormenores

Rosa Napole?o - 08 de Agosto, 2017

A Federação Angolana de Ginástica tem já garantida as mínimas condições para a realização do festival nacional, que terá início este sábado, na província de Benguela. A confirmação foi-nos prestada pelo director técnico, Agostinho Sungo. 

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente disse que os preparativos da competição estão praticamente concluídos, restando apenas alguns acertos. \"Estamos em sintonia com o governo da província de Benguela, que está a trabalhar em conjunto com a federação para facilitar os acessos. Pensamos que as provas irão decorrer no campo das Acácias Rubras, Matrindindi e na Casa Pessoal do Lobito\", disse.

Agostinho Sungo acredita que as delegações estarão hospedagem na Vila Olímpica das Campinas. \"Fizemos todos os contactos para que a família da ginástica esteja nas campinas por ser uma zona vasta e acolhedora, restam-nos apenas a confirmação por parte das entidades locais\".

No que toca a transportação dos atletas das suas localidades ao local da competição, cada equipa deverá custear a sua deslocação. Apenas o transporte interno será a cargo da federação, assim como a alimentação dos presentes durante a fase da competição. Na lista dos competidores para a Taça Unitel consta 18 ginastas. No tumbling em juniores alinham Asser António (Benguela), Albino

Pedro (Vafeso), António Biladia (Kabuscorp), Horácio Petra-Gros (Benguela), Gerson Samuliu (Agefir), Francisco Costa (Kabuscorp), Luqueny Agostinho (Agefir), Ronaldo Jamba (Bie). No tumbling Samba Mahula (Bie), Blandina António (Jacson Benguela) e Clidinaldia António (Benguela) são as alistadas. Na ginástica artística disputam Xavier Bopolo (Jacson), Heldonino Fragoso e Evaristo Evandro (Jacson).

Clidinalda António compete isolada no artística feminina ao passo que Sofia Higino (Jacson Benguela), Alice Tomas (J. Benguela) e Eunice Ferreira (Petro de Luanda) entram em cena na rítmica individual. As províncias do Huambo e Benguela serão as únicas representantes da ginástica rítmica de conjuntos na Taça Unitel para os atletas de Elite. A lista estará completa após a realização dos nacionais da 2º divisão.

Todas as disciplinas de ginástica serão exibidas no mega evento. A ginástica rítmica com (arco, bola, massas e fita), a ginástica rítmica de conjuntos, a artística com (cavalo, arcões, paralelas e solo), assim como os saltos de tumbling.
RN