Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao adia abordagem s eleies

Silva Cacuti - 29 de Maio, 2016

Assembleia discutiu o relatrio de actividades e contas de 2015 na presena dos associados com expeco do Bi

Fotografia: Jos Soares

"Deixamos a abordagem sobre o pleito eleitoral para uma assembleia extraordinária devido à realização em Angola do Campeonato Africano de Andebol, só depois desta actividade é que vamos virar para o processo eleitoral", disse Victor Araújo, vice-presidente da Mesa da Assembleia-geral, que dirigiu os trabalhos da reunião.
 
A Faand tem a prerrogativa de realizar eleições após a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, devido ao envolvimento da selecção sénior feminina. É prática em anos de jogos olímpicos, a renovação de mandados nos órgãos federativos cujas modalidades estão envolvidas, acontecer apenas após à participação da selecção nos Jogos Olímpicos.A reunião contou com 16 das 17 Associações filiadas na Faand. O Bié esteve ausente, enquanto o Bengo é a província que não tem Associação criada. Outro tema abordado pelos associados foi a calendarização desportiva. A reunião recomendou um exaustivo estudo sobre os melhores momentos para início e fim de época, tanto para os escalões de formação como para os escalões seniores.

Para o efeito foi criada uma comissão que deve apresentar propostas concretas na próxima assembleia-geral extraordinária.A Assembleia passou em revista o relatório e contas de 2015, também o relatório de actividades do mesmo ano, que foram aprovados por unanimidade.

A assembleia decidiu alterar o artigo estatutário que definia quatro vice-presidências, passa para duas. À luz do novo articulado, a Federação pode ter  vice presidências cujo número passa a depender da  funcionalidade, e não as quatro definidas anteriormente.