Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao avalia presena no Mundial

srgio V. Dias - 06 de Junho, 2019

Mdicos avaliam nos prximos dias a recuperao fsica do terceiro melhor marcador da Taa das Naes disputado em Montreux

Fotografia: Domingos Cadencia /Edies Novembro

A participação da selecção nacional na segunda edição dos Jogos Mundiais da Patinagem, a partir 4 de Julho, em Barcelona, Espanha, vai estar em abordagem, hoje, na reunião de direcção da Federação Angolana de Patinagem (FAP), anunciou Pedro Azevedo "Chipita". A presença angolana na prova tem estado envolta em incertezas, dada a carência financeira, que levou o seleccionador nacional Fernando Fallé e sua equipa, a colocarem os lugares à disposição, sob a alegação de falta de condições.
Chipita tem uma perspectiva optimista. Em relação à questão financeira, refere que o treinador "está a compreender a situação financeira da Federação e do país, na medida em que é abrangente a outras instituições similares", disse.
"Vamos aprofundar a questão da participação no Mundial, avaliar aquilo que poderá ser a nossa participação, equacionar os objectivos e definir de forma concreta, que Angola teremos no Mundial. Estamos optimistas em relação à questão financeira", comentou.
A intenção de efectuar uma curta concentração no país está quase posta de parte, segundo o vice-presidente. O grupo pode começar a preparar-se entre os dias 13 ou 14 do corrente, já em Portugal.
Anderson Silva "Nery", melhor marcador da equipa no torneio de Montreux, Suíça, volta a estar entre as opções do treinador da equipa nacional. Nery apontou seis golos e foi o terceiro melhor artilheiro da competição.
O jogador não terminou o torneio da Suíça, por ter contraído uma lesão no ombro. As perspectivas apontavam para uma recuperação lenta, que fosse impedir o goleador de participar no Mundial, mas Nery recuperou surpreendentemente. Já trabalha há alguns dias com bola e vai ser submetido a um exame a nove do corrente.
"Ele já está apto. O exame dirá apenas se pode jogar sem limitações ou se ainda deverá observar algum cuidado especial", assegurou Chipita.
Os Jogos Mundiais da Patinagem vão juntar quatro mil atletas de 115 países, para disputarem 150 competições. Na prova de patinagem, Angola está inserida no grupo "A" da Elite, ao lado da Espanha, França e Itália.