Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao descentraliza prova rainha

lvaro Alexandre - 27 de Setembro, 2018

Fotografia: Santos Pedro | Edies Novembro

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Pesca Desportiva aprovou este mês a descentralização do Campeonato Nacional de Alto Mar, no figurino de disputa de zonas \"Norte e Sul\". A alteração do molde de disputa da prova rainha foi apresentada oficialmente ontem, em Luanda, pelo secretário-geral da Federação, Alfredo Vidinhas.A direcção da FAPD ajustou o molde de disputa da principal competição nacional para compensar as fragilidades detectadas. 
\"Na última época realizou-se duas competições distintas, segundo os interesses defendidos pela Federação. Luanda organizou o Zonal Norte e Benguela apostou no campeonato provincial. Para todos os efeitos, a região Norte saiu privilegiada em detrimento do Sul, que não teve uma competição oficial. Para preencher a lacuna, repartimos o campeonato nacional em duas zonas\", explicou.
A época desportiva começa no dia seis de Outubro em novos moldes. A província de Luanda vai acolher o campeonato nacional aberto de pesca desportiva de alto mar - Zona Norte e Benguela vai coordenar a Zona Sul.  Cada região está constituída por nove províncias. A parte Norte é integrada por Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Zaire, Uíge, Cabinda, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul. A região Sul congrega Benguela, Huíla, Namibe, Moxico, Bié, Cuanza Sul, Huambo, Cunene e Cuando Cubango.

COMPETIÇÃO
Luanda assume a responsabilidade de dar o \"tiro de largada\". O Clube Náutico da Ilha de Clube) vai organizar o XVIII BIG Blue Cup entre os dias 6 e 21 de Outubro. A competição conta também para o III Náutico Triple Crown.
O quadro  de competições é preenchido com o XXI Kianda Sailfish (16 a 18 de Novembro), XVI Billfish Challenge  (8 e 9 de Dezembro), XII Torneio do Aniversário do Clube Naval de Luanda (19 e 20 de Janeiro de 2019) e XX Grand Slam Sportfishing Tournament (16 a 19 de Março, no Lobito).
A Zona Sul absorve sete provas, nomeadamente, Lobito Fogareiro (15 de Dezembro), III Atlantic Fishing  Tournament (19 a 20 de Janeiro de 2019), VI Hotel Restinga Big Game Fishing (16 e 17 de Fevereiro), VI Lobito Sailfish Classic (2 a 4 de Março), VI Lobito Grand Slam (16 a 19 de Março), II Baba Marlins Open (4 a 6 de Abril) e IV Torneio Marlins de Ombaka (11 e 12 de Maio).