Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao e associao afinam apitos

Silva Cacuti - 08 de Julho, 2017

Homens do apito submetidos a aco de formao antes do arranque dos campeonatos nacionais

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

A Federação Angolana de Andebol (Faand) e a Associação provincial  (Apal), co-organizadoras dos 38ºs campeonatos nacionais de seniores, masculino e feminino estão preocupadas com a qualidade de trabalho que os árbitros podem apresentar durante as provas, cuja disputa inicia na segunda-feira.

A Federação reúne hoje às 9h00 o Conselho Nacional de Arbitragem, para ouvir e instruir os árbitros para um trabalho isento, e focado no cumprimento das regras. Para a reunião estão convocados os árbitros que vão ajuizar as partidas, nos respectivos campeonatos.
No domingo dia 9, a Apal realiza uma acção de refrescamento dirigida a delegados, secretários, cronometristas, árbitros, dirigentes e jornalistas, com subordinação ao tema \"A importância do delegado de mesa na organização do jogo\", cuja prelecção está a cargo de Pedro Godinho, presidente de direcção da Faand.

\"Estamos interessados em que todos os agentes da modalidade tenham uma actuação à dimensão dos campeonatos. Ao longo dos campeonatos provinciais verificamos algumas insuficiências, e dado que a mesa joga um papel muito grande, às vezes na decisão de jogos. Por esta razão, decidimos organizar este encontro que vai ter o condão de relembrar aspectos importantes, que muitas vezes passam despercebidos aos profissionais, mas acabam por influência no desfecho e qualidade do jogo\", disse Simão Filho, presidente da Apal e coordenador dos campeonatos nacionais. A organização dos jogos convocou para estes campeonatos, sete duplas de árbitros e secretários de mesa e cronometristas. Os árbitros são de Luanda, Benguela e Cabinda.

ASSOCIAÇÃO REÚNE
COMISSÕES

As questões relativas à segurança, e assistência médica, no recinto das competições, dominaram a reunião mantida na quarta-feira entre membros da Associação Provincial de Andebol de Luanda e representantes do Comando Provincial da Polícia Nacional, do Corpo de Bombeiros, Serviços de Fiscalização e responsáveis do sector da Saúde na capital do País.

\"Acertamos pontos em relação à actuação de cada um destes serviços, durante os campeonatos, para que não haja qualquer constrangimento. Em princípio, são serviços garantidos e queremos tranquilizar os intervenientes nos campeonatos, e também os adeptos\", em relação a estes aspectos. Estamos a trabalhar para que do ponto de vista organizativo nenhum aspecto esteja em défice\", assegurou Simão Filho.

Entretanto, uma fonte próxima, assegurou ao Jornal dos Desportos, que a creditação para os campeonatos só podem estar disponíveis a partir do dia de abertura da competição. Equipas participantes, prestadores de serviços, imprensa e outros agentes devem aguardar até segunda-feira. A organização da prova vai cobrar os ingressos.