Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao evita leilo de material

Rosa Napoleo - 01 de Agosto, 2019

Fotografia: DR

As condições técnicas para o curso nacional de treinadores de nível I, programado para o próximo dia 20 a 28 deste mês, estão já acauteladas, depois da instituição ter conseguido recuperar o material retido no Porto de Luanda. A Federação Angolana de Esgrima pagou os direitos alfandegários, depois de receber os 50 por cento da verba cabimentada no orçamento para o ano 2019. Trata-se de duas mercadorias avaliadas em 10 mil dólares norte-americanos.
O presidente da Federação, Domingos Pascoal, disse em conversa com o Jornal dos Desportos, estar agora tranquilo quanto a esse facto.
\"Estou feliz por termos conseguido recuperar o material desportivo, uma oferta da Federação Internacional (FIG) pelas representações dos nossos atletas. Tivemos problemas financeiros e não conseguíamos pagar atempadamente os direitos alfandegários. Felizmente, esta oferta já não vai para o leilão como temíamos. Recebemos quatro milhões de kwanzas, dos oito previsto no orçamento para 2019\", alegrou-se.    
O dirigente ressalta que o material vai servir a parte técnica do curso.
\"Temos a acção formativa este mês e vamos usar o material. Resta ainda outro quite no Porto de Luanda, mas temos a fé que também vai ser recuperado. Temos recebido ajudas que nos permitiram fazer algum avanço\", disse esperançado.
Para o dirigente, a ginástica está a dar passos lentos por falta de meios.
\"Estamos a dar o nosso melhor. Temos muitos programas para a época, apenas a questão financeira atrapalha um pouco. O nosso mérito vem dos atletas residentes no exterior, pois conseguem participar sempre dos campeonatos africanos e mundiais\", disse.
O curso de nível I é uma oferta da Solidariedade Olímpica com a colaboração da Federação Internacional (FIG) e pretende-se dotar os técnicos de ferramentas necessárias para o aprendizado de atletas.
O curso vai decorrer no Magistério Muto Ya Kevela e conta com os ensinamentos do professor Regis Trois de Aveia, de nacionalidade brasileira. Os candidatos a treinadores de nível I devem pertencer a uma instituição (escolar ou desportiva). Não são aceites candidaturas individuais.
Na escala das matérias seleccionadas consta a didáctica e generalidade, material e equipamentos, equipamentos de sinalização electrónica, floreto teoria e prática, espada teoria e pratica, sabre teoria e prática, ataques e respostas simples, ataques e respostas compostas, combinações ofensivas e defensivas, arbitragem e gestão das competições.